CNA JOVEM

CNA JOVEM

Programa CNA Jovem

As mudanças pelas quais passam o mundo, o Brasil e o setor agropecuário são profundas. As lideranças que construíram a robustez do setor aos poucos sairão de cena. Por isso, precisamos de novas lideranças que saibam construir um futuro ainda mais exitoso.

O CNA Jovem é uma iniciativa estratégica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA, que por meio de capacitações do SENAR, pode descobrir potenciais de liderança na nossa juventude rural. A cada encontro, o desafio para que se desenvolvam e assumam progressivamente o protagonismo nas áreas institucional, sindical, político-partidária, educacional e empresarial.

Ao longo dos últimos cinco anos, o CNA Jovem, que começou com uma iniciativa nacional, ampliou-se, e hoje é um programa bem estruturado com visibilidade em todo o país.

Já foram realizadas duas Edições Nacionais, duas Edições Estaduais, uma Edição Especial com egressos, e constituída uma Rede que congrega os egressos de cada Edição em torno de atividades nas quais possam, ao mesmo tempo, desenvolver competências de liderança, atuar em questões de interesse do Sistema, e assegurar que os futuros líderes do Setor já disponham de um networking que cobre praticamente o Brasil inteiro.

Voltado para brasileiros com espírito de liderança, com idade entre 22 e 30 anos, formação técnica ou superior, o programa visa identificar e apoiar o desenvolvimento de novas lideranças para a agropecuária brasileira.

O jovem que participa do programa tem oportunidade de participar de trabalhos e discussões de grande relevância para o Brasil e terá acesso a lideranças de referência em nossa sociedade.

Visão sistêmica da rede CNA Jovem

Curso a distância de Liderança Empreendedora

Desde o início de 2018, o Curso a Distância de Liderança Empreendedora é o nível de entrada oficial no Programa. Os jovens que ingressam no curso têm a oportunidade de participar de um treinamento inovador, que trata das grandes questões da agropecuária mundial e brasileira, transmiti conhecimentos sobre o Sistema, e aponta os desafios à espera de lideranças capazes de enfrentá-los. Idealmente, os jovens que concluem o curso tendo uma boa noção sobre o significado de Liderança Empreendedora, sobre suas próprias características de liderança, e sobre os desafios que têm condições e vontade de enfrentar.

Somente os egressos do curso de Liderança que forem considerados capacitados a seguir adiante estão habilitados a participar do CNA Jovem Etapa Estadual, primeira fase presencial do programa.



CNA Jovem Etapa Estadual

Desde 2016, as Administrações Regionais do SENAR passaram a realizar o CNA Jovem Etapa Estadual, que funciona também como a principal forma de seleção de jovens com o perfil de liderança apropriado para Etapa Nacional.

O CNA Jovem Etapa Estadual 2018 possui três encontros presenciais em fins de semana, distribuídos ao longo de um prazo aproximado de 60 dias, e complementados por trabalhos realizados remotamente.

Os encontros presenciais foram estruturados como momentos de imersão dos participantes no contexto da liderança em situações não hierárquicas – quando negociar, persuadir e conciliar interesses por vezes antagônicos é indispensável para o sucesso.

Entre os recursos utilizados estão exposições pelos instrutores, palestras de convidados, vídeos ilustrativos, debates, exercícios individuais e em grupo, durante os é possível desenvolver, colocar à prova e ter avaliadas continuamente as suas competências.

Para as Federações e a Administrações Regionais do SENAR, o objetivo principal do CNA Jovem Etapa Estadual é engajar jovens locais na resolução de desafios do agro no Estado. Ao mesmo tempo, inicia-se o desenvolvimento de novos quadros de liderança conhecedores da realidade de atividades e microrregiões para enfrentar os desafios locais do Setor.

O produto final do CNA Jovem Etapa Estadual é um plano de ação voltado para cenários e gargalos relacionados à agropecuária e questões com que se defronta o Setor no estado. Os melhores planos e os jovens com perfil de liderança de maior destaque são selecionados para participar da Etapa Nacional do CNA.

CNA Jovem Etapa Nacional

A Etapa Nacional está posicionada como o ponto culminante do Programa. Ela reúne os melhores potenciais de liderança da Etapa Estadual nos diversos estados. Baseia-se na construção de propostas inovadoras e viáveis para a solução de grandes desafios do agro.

Na fase nacional, o jovem intensifica a preparação para ocupar papéis de liderança, é estimulado a pensar e trabalhar com base nos grandes desafios do Brasil e do mundo, com inovação, e assim agrega um conjunto de ferramentas indispensáveis ao ofício de líder no mundo contemporâneo.

Esta etapa possui quatro encontros aos finais de semana e uma série de ações realizadas pelos participantes em seus locais de origem, entre um encontro e outro. Cada encontro será dedicado a um tema dentro do modelo de Liderança Empreendedora. As palestras, discussões, oficinas, dinâmicas e demais atividades sempre giram em torno do tema central do encontro.

Ao final, todos os participantes passam a integrar a Rede CNA Jovem.

CAN Jovem 2014
CNA Jovem 2016

Rede CNA Jovem

A Rede agrega todos participantes das etapas presenciais do Programa. Ela nasceu com dois objetivos principais:

  • Criar um espaço de intercâmbio entre os participantes do Programa no Brasil inteiro, independentemente de ações específicas comandadas pelo Senar Central.
  • Permitir que os jovens criem e trabalhem em propostas inovadoras para o avanço do Setor

A Rede foi organizada com base nas cinco áreas de foco (Institucional, Sindical, Educacional, Empresarial e Político-Partidária), e também na Sucessão, que é transversal a todas.

Os jovens devem se filiar a um desses focos dentro da Rede, e o foco sucessório é transversal, permitindo que qualquer jovem se associe a ele também.

Existem três níveis de envolvimento com a Rede: participante, membro e líder de área de foco. O líder da área de foco e os membros se comprometem a atuar e dedicar um tempo específico ao grupo, enquanto que os participantes apenas assistem e acessam ao que acontece na Rede.

As atividades da Rede funcionam em ciclos e cada ciclo possui um objetivo especifico. Propostas de projetos inovadores para as áreas de foco, rodadas de webinars, congressos virtuais, oficina de geração de ideias inovadoras para superação de desafios complexos, estudo para implementação de observatórios, são exemplos de ações trabalhadas em ciclos na Rede.

A Rede conta com um site, uma ferramenta que centraliza as interações de forma privada, sendo de uso exclusivo para os participantes do Programa CNA Jovem.

https://redecnajovem.org.br/

CNA Jovem - Edição Especial 2018

CNA Jovem 2019

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h