Webinar do Senar/AM orienta produtores sobre técnicas de cultivo do mamão

Webinar do Senar/AM orienta produtores sobre técnicas de cultivo do mamão

Com o objetivo de compartilhar conhecimentos entre produtores e estudantes dos cursos técnicos, mantendo uma sequência de atividades educativas em formato virtual, foi realizado mais um webinar do Senar/AM. A engenheira agrônoma, mestra em Agronomia Tropical (UFAM) e produtora rural de hortaliças e fruticultura, Ione Medeiros, falou sobre Técnicas de Cultivo de Mamão, e abordou as práticas do manejo da fruta que, segundo a especialista, tem bom desenvolvimento no clima tropical e grande importância na economia brasileira, sendo produzido em todos os estados.

O Brasil ocupa o segundo lugar no mercado produtor mamoeiro, atrás apenas da Índia. E entre os estados, o Amazonas ocupa a 10ª posição, sendo produzidas anualmente 29 mil toneladas na região, de acordo com dados da Sepror (2018).

Para a supervisora do Senar-AR/AM, Genícia Menezes, apesar de ser tão cultivado, trata-se de um produto que requer um manejo adequado para evitar problemas, por isso, a necessidade de preparar os profissionais da região que trabalham com este produto. "O mamoeiro precisa de cuidados especiais quanto ao uso de técnicas que viabilizem a exploração comercial desta cultura, desde a escolha da semente, plantio, adubação, tratos culturais e cuidados pós-colheita, proporcionando conhecimento adequado e contribuindo para a segurança alimentar e melhoria da qualidade de vida do nosso produtor", destaca.

Entre as dicas que Ione Magalhães compartilhou com a turma, destacam-se:

  • versatilidade do mamão para preparo de receitas e suas aplicações na culinária, especialmente em forma de doces;
  • tipos mais comuns de planta cultivada na região e variedade de frutos;
  • preparação da área e importância da análise de fertilidade do solo
  • necessidade de preparação do substrato para evitar falta de nutrientes;
  • controle de ervas daninhas
  • técnicas de consórcio de plantio de cultivo entrelinhas.

Segundo a instrutora, ter orientação qualificada pode ser um diferencial para os agricultores. "O cotidiano dos produtores rurais é cheio de desafios que dificultam o acesso à informação e muitas vezes eles chegam a plantar sem orientação técnica nenhuma. Por isso, o webinar chega através da tela do celular como uma forma de trazer a informação para quem está precisando usar e dar continuidade ao seu trabalho com o esclarecimento daquela dúvida que pode ser a de outros produtores também", salienta.

Para ver o webinar na íntegra, acesse o canal do Sistema Faea/Senar Amazonas no YouTube.

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h