Webinar do Senar-AR/AM debate a inovação e uso de tecnologia no Agronegócio

Webinar do Senar-AR/AM debate a inovação e uso de tecnologia no Agronegócio

É possível inovar e implementar tecnologias no Agronegócio? Será que as soluções de inovação só podem ser utilizadas por grandes agricultores? Como superar os desafios que existem no Amazonas, com todas as questões de logística, conectividade de Internet, realidade regional, e trazer inovações para o setor primário?

Essas e outras questões foram abordadas no webinar "O desafio da inovação do agronegócio no Amazonas", promovido pelo Senar, em 18 de maio, com presença do engenheiro agrônomo e Presidente da comissão jovem rural da FAEA, Macaulay Abreu, exclusivamente para produtores rurais, estudantes e profissionais vinculados aos programas do Sistema Faea Senar Fundepec/AM.

Durante o evento, Macaulay apresentou as oportunidades de uso de tecnologias para melhorar as práticas em toda a cadeia produtiva, tais como uso de inteligência artificial, análise de dados para tomada de decisão e outras soluções utilizadas em diversas áreas de negócios, mas com aplicação no mercado de produção de alimentos, que podem ser implantadas para promover avanços e resultados para os pequenos e médios produtores rurais.

"Acredito que o mais importante foi mostrar que essas soluções estão mais próximas do que imaginamos e o agricultor, mesmo em sua propriedade familiar, precisa pensar como implementar, entender quais os passos da cadeia produtiva que se quer melhorar, pois existe muita coisa pronta e disponível no mercado que pode ser adaptada à realidade da comunidade", comenta o palestrante, que atualmente mantém uma startup de soluções para o mercado Agro. Macauly reforçou o papel da inovação como um dos caminhos para pensar no futuro do agronegócio do Amazonas.

A palestra, além de trazer novas possibilidades, também fomentou o debate sobre a realidade que se vive na região e de ideias que poderiam ser implementadas aqui. Para Fausto Ramos, aluno do Técnico em Agronegócio de Manaus e produtor, a inovação no Estado exige muito planejamento, mas pode ser aplicada com algumas tecnologias e que muitas vezes são desconhecidas. "Com conhecimento técnico, que estamos estudando no Senar, podemos aplicar dentro de um planejamento e levar para os pequenos produtores, tais como alternativas de ligação, fornecimento de água, formas de organização da lavoura. Temos aí muita coisa a fazer", relata.

A produtora e aluna da faculdade CNA, Santana Elisiário Souza, acredita que a inovação para a nossa região poderia ser feita no sistema de plantio. "Já que temos uma floresta muito bonita, poderia ser trabalhado, respeitando tudo que temos de lindo e maravilhoso. Poderíamos inovar na sistema de irrigação, interligando o sistema de peixe e da água, não apenas copiando. Podemos também inovar nessa comunicação entre produtores e agricultores com essas oportunidades do Senar", opina.

Para a supervisora do Senar, Genícia Menezes, o objetivo do evento foi alcançado pois, a ideia era mostrar os trabalhos de inovações tecnológicas existentes. "O webinar ocorreu com jovem empreendedor atuante na área rural, que compartilhou um pouco de seus conhecimento do setor rural. Acredito que com esses eventos poderemos atender e contribuir mais na qualidade de vida do homem do campo".

O webinar contou com perguntas e respostas e promoveu um rico debate que fornece muitas ideias para pensar em soluções de inovação no Agronegócio, e pode ser conferido no YouTube do Senar/AM. Clique aqui para conferir na íntegra.


Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM

ascom@senar-am.org.br

https://www.facebook.com/sistemafaeasenar

@sistemafaeasenar

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h