​Visita Técnica: produtores assistidos pela ATeG em Autazes destacam avanços obtidos nos negócios

Duas propriedades rurais de Autazes receberam a visita técnica para acompanhamento das atividades do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), na sexta-feira (19). Atualmente, no município, são beneficiados 60 produtores divididos em grupos de agroindústria artesanal de laticínios e bovinocultura de leite.

Estiveram presentes na ação o presidente da Faea, Muni Lourenço, a superintendente do Senar-AR/AM, Jeyn’s Alves, o presidente do Sindicato Rural de Autazes, Jeremias Nery e a equipe técnica do Senar Amazonas.


Muni Lourenço ressaltou que as visitas são de fundamental importância para o acompanhamento das atividades do programa, e demonstrou satisfação com os resultados alcançados nas propriedades visitadas.

"Temos atualmente no Amazonas 950 propriedades assistidas pela ATeG e os resultados são muito positivos de melhoria de produtividade, renda e eficiência dos produtores rurais", avalia.

A superintendente do Senar-AR/AM, Jeyn's Alves destaca que as visitas técnicas de monitoramento são importantes para verificar a evolução das propriedades e consequentemente do programa.

Cases de sucesso: produtores apresentam crescimento



As visitas técnicas começaram pela Agro Fazenda Paiva, que conta com o suporte da ATeG desde o ano de 2020. Acumulando resultados positivos com a implantação programa, o produtor rural Rubervan Paiva ressalta que o acompanhamento da equipe do Senar foi fundamental para a melhoria de seus produtos e ampliação de itens ofertado ao mercado.

"Minha fazenda virou um ponto turístico. E quando pergunto como as pessoas vieram parar aqui, elas falam que viram na Internet. Isso foi ideia do meu filho de fazer esse marketing na rede social”, conta.

O produtor relembra que quase desistiu de continuar o meu negócio em 2020. “Graças a esse assessoramento técnico e ao trabalho do Senar fui motivado a continuar e não desistir. Hoje estou aqui com os meus produtos de boa qualidade, vendendo toda a minha produção e com meu neto aprendendo a fazer leite e se preparando para levar adiante os negócios da família", descreve sorridente.


A segunda visita do dia foi na fazenda Água Verde, que faz parte do grupo de bovinos de leite assistidos pela ATeG na região. A propriedade tem se destacado no programa pela ampliação da produção diária de leite, que inicialmente era de 20 litros passou para 100 litros.

O produtor Paiva Neto avalia que esses resultados expressivos vieram por causa do apoio e orientação que recebeu com o programa. "Sou muito grato ao Senar/AM e a essa iniciativa da ATeG, que chegou na hora certa para a gente. Nós não tínhamos esse hábito de anotar tudo, somente pouquíssimas coisas como aparição de novas vacas, dávamos um nome. Ninguém anotava as despesas, por exemplo”, relembra.

Com a sistematização dos processos, principalmente em relação ao controle financeiro, ele percebeu as oportunidades de melhoria. “Com a chegada da ATeG, as técnicas trouxeram novos conhecimentos, os cadernos para a gente anotar e fazer o primeiro investimento. E foi através dessas anotações percebemos onde estavam as falhas e acertos. E trabalhando nos nossos erros, conseguimos melhorar os processos e aumentar a produção de leite", comemora.

Produtores premiados


Os dois produtores visitados pela equipe do Senar-AR/AM (Paiva Neto eRubervan Serrão Paiva) foram contemplados recentemente com o 1º e o 2º lugar, respectivamente, na premiação do ‘Melhor Queijo de Autazes’, que ocorreu durante a 23ª Feira Agropecuária do município e 24ª Festa do Leite, entre os dias 28 e 31 de julho deste ano no Parque de Exposição Jair Menezes Tupinambá, em Autazes.

Na ocasião, eles destacaram a importância da ATeG para melhoria de seus negócios e da qualidade de seus produtos, culminando na premiação de R$ 4.000 e R$ 2.000, respectivamente. Os valores foram utilizados para melhoria no processo produtivo dos produtores premiados.

Autazes

Autazes contém a maior bacia leiteira do Estado do Amazonas e tem um polo de produção pecuária histórico. O município possui um rebanho de aproximadamente 84 mil cabeças de gado e mais de 1,5 mil produtores e pecuaristas trabalhando na atividade e contribuindo para a geração de emprego e renda.


Texto: Raquel Maciel / Ekoa +

Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM

Fotos: Raquel Maciel (Ekoa +)

ascom@senar-am.org.br

https://www.facebook.com/Faea.Senar/

@sistemafaeasenar

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h