Terceiro encontro do CNA Jovem celebra um ano da jornada dos novos líderes do agro

Terceiro encontro do CNA Jovem celebra um ano da jornada dos novos líderes do agro

O terceiro encontro da etapa nacional do programa CNA Jovem 2020/2021 celebrou, no sábado (14), um ano de início da edição com debates sobre liderança, bate-papo sobre sustentabilidade e inovação além de apresentação das soluções desenvolvidas pelos jovens para "colocar à prova" as propostas aos desafios do agro brasileiro.

Em um dos momentos, os jovens tiveram a oportunidade de assistir à palestra "Liderança no novo Agro" ministrada pelo ex-ministro da Agricultura e coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Rodrigues.

O ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, esclarece dúvida do jovem Alexandre JunqueiratO ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, esclarece dúvida do jovem Alexandre Junqueirat

“O líder visionário tem que olhar à frente das situações e propor soluções. Não pode ter medo, tem que ter coragem. Esta é uma condição da liderança para proposições de forma democrática”, ressaltou Rodrigues, que ainda falou sobre sustentabilidade, comunicação e comércio exterior para o fortalecimento da imagem do agronegócio brasileiro.

Ao abrir o encontro virtual, a diretora de Educação Profissional e Profissional do Senar, Janete Almeida, lembrou a trajetória do CNA Jovem.

“Parabenizo os 76 finalistas desta edição por estarem nessa caminhada. Agradecemos por acreditarem no propósito desse trabalho apresentado a vocês. Que esse terceiro encontro seja maravilhoso e produtivo como os anteriores”, disse Janete.

à direita: o poeta e repentista Toinho Mendesà direita: o poeta e repentista Toinho Mendes

Um ano da jornada – Os jovens assistiram à apresentação do poeta e repentista pernambucano, Toinho Mendes. Com elementos da cultura popular, ele resgatou os passos da jornada do CNA Jovem, lembrando dos mais de 6 mil jovens que se inscreveram no programa em 2020 até chegar aos 76 finalistas.

CNA Jovens News - Um bate-papo descontraído em formato de entrevista debateu sustentabilidade, inovação, técnica e a importância do negócio na economia brasileira.

Os convidados foram o diretor técnico adjunto da CNA, Reginaldo Minaré; o presidente do Instituto Pensar Agro (IPA), Nilson Leitão; a diretora de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra; a diretora de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar, Andréa Barbosa e o superintendente executivo da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Claudinei Rigonatto.

Minaré mostrou a importância da incorporação de tecnologias para a sociedade. “O agricultor precisa estar aberto às novas tecnologias para atender seus clientes”.

A diretora Janete Almeida explicou como o Senar se adaptou rapidamente diante da pandemia. “Uma das inovações é o serviço de telemedicina com foco na saúde preventiva e, inicialmente, ofertado aos produtores rurais atendidos pelo programa AgroNordeste”.

O projeto Agro.BR que auxilia pequenas e médias empresas rurais a exportar foi destacado pela diretora de Relações Internacionais da instituição. “Mais de 900 empresas rurais estão inscritas e várias já conseguiram exportar seus produtos com o apoio do Agro.BR”.

Andréa Barbosa fez um panorama da ATeG do Senar. “Já são mais de 180 mil propriedades rurais atendidas que melhoraram a produtividade e, consequentemente, a qualidade de vida”.

Leitão falou sobre a modernização da legislação ambiental do país, regularização fundiária e o Agro Fraterno. “Este é um movimento do setor agropecuário para ajudar famílias carentes impactadas pela pandemia”.

Já Rigonatto ressaltou a representatividade dos sindicatos de produtores rurais para o fortalecimento do setor produtivo.

Bruno Lucchi e Diego Oliveira ouviram as narrativas e deram devolutivas aos jovensBruno Lucchi e Diego Oliveira ouviram as narrativas e deram devolutivas aos jovens

Colocando as soluções à prova - Na parte da tarde, jovens dos 10 grupos apresentaram as soluções elaboradas para em suas áreas de foco e receberam devolutivas do diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi e do assessor técnico da instituição, Diego Oliveira para refinamento das propostas.

“As histórias foram ótimas e para chamar ainda mais atenção na narrativa a clareza e objetividade são elementos importantes”, contribuiu Lucchi.

Jovens do Amazonas destacam trajetória - três representantes do Amazonas estão entre os finalistas do programa e fizeram um resumo de como foi o encontro.

Para Thiago André Piedade Campos o 3° encontro foi realmente especial. “Neste ano, os participantes estavam sentindo um pouco a falta do calor humano, já que não tivemos encontros presenciais. Entretanto, a CNA conseguiu fazer todos os participantes ficarem extremamente emocionados com uma mensagem surpresa de nossos familiares durante a dinâmica denominada de ‘Picos e Vales’”.

Gabriel Gomes de Castro conta que durante toda a programação, refletiram sobre as ações que estão realizando. “Fico imensamente grato de poder ser motivo de orgulho para a minha família e também gerar algum valor para nosso setor, que é tão carente de reconhecimento”.

Já Olivian Júlia Souza Farias resume que os dois dias de encontro serviram para repensar os caminhos seguidos até o momento pelos participantes. Para ela, os pontos altos foram a interação com especialistas após a tarefa do desafio e dinâmica ‘picos e vales’ e poder colocar as soluções apontadas para os desafios por especialistas. “Com certeza a dinâmica que mais emocionou a todos os participantes foi ‘picos e vales’ onde podemos repensar em nossa trajetória neste um ano, nas atividades em equipe, mas receber um vídeo de nossos pais nos incentivando e contando essa trajetória por uma visão externa, me fez refletir sobre todas as escolhas da minha vida, foi muito emocionante!”

Para conhecer mais o CNA Jovem, acesse: cnajovem.org.br

Com informações da Assessoria de Comunicação CNA/SENAR

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h