Técnicos de campo do programa ATeG receberam capacitação em Planejamento Estratégico

Técnicos de campo do programa ATeG receberam capacitação em Planejamento Estratégico

Com o objetivo de capacitar os técnicos de campo que prestam serviço para o programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realizou um treinamento online voltado para doze profissionais que apoiam os produtores rurais do Amazonas nas diversas cadeias produtivas.

Voltado para o Planejamento Estratégico, a formação durou quatro dias e em 16 horas de muito conhecimento, os participantes aprenderam a estrutura de um bom plano. O conteúdo programático incluiu as etapas e importância de definir os objetivos, metas e estratégias, alinhadas à missão, visão e valores da instituição e dos negócios atendidos. Informações sobre elaboração de cronograma, orçamento e estudos de casos também fizeram parte do curso.

A gerente técnica Danielle Garcia reforça que o aperfeiçoamento técnico está entre as prioridades do Plano Anual de Treinamento (PAT) do Senar Amazonas. “Nosso programa de Treinamentos de Agentes Externos - TAE visa elevar a qualificação dos nossos parceiros. E a expectativa é de que os técnicos de campo da ATeG melhorem ainda mais a performance e continuem gerando bons resultados para os produtores rurais,“ enfatizou.

O instrutor Antônio Carlos de Souza Lima Júnior, que é engenheiro agrônomo e tem ampla experiência em consultoria da ATeG, destacou as vantagens desse tipo de treinamento virtual, pois reúne profissionais de várias localidades para trocar aprendizados. “Parabenizo aos gestores do Senar-AR/AM e da ATeG por proporcionarem esta "oficina de trabalho" que proporcionou um momento de grande interação entre os participantes e fará sua equipe ainda melhor”.

Os agrônomos, técnicos agropecuários, biólogos, zootecnistas e médicos veterinários da equipe ATeG da regional aprovaram o conteúdo. Jefferson Nobre Pereira, que atende a cadeia de piscicultura, ressalta que o atrativo do treinamento foi a metodologia e o conteúdo que representa exatamente o que os técnicos enfrentam em campo. “O treinamento agregará mais ainda a forma como fazemos os planejamentos de cada propriedade. A importância das medidas de impacto que rotineiramente lidamos em todas as propriedades e o olhar mais cirúrgico no planejamento a longo prazo”, destacou.

A aplicabilidade do assunto abordado foi um dos principais motivos do entusiasmo do técnico Anilson Lima Bastos, que atende empreendedores rurais na cadeia de fruticultura. “Vou aplicar em minha rotina de atividades, especialmente a identificação de possíveis problemas, para escrever um Plano de Ação com todos os conceitos e ferramentas. Esse treinamento foi de suma importância para nos fornecer conhecimento sobre as ferramentas com Matriz SWOT e 5W2H”, comentou.

Eventos abertos - Periodicamente, o Senar Amazonas promove eventos abertos ao público e gratuitos, com temas voltados para as demandas dos produtores rurais e com uma vasta rede de instrutores. Para consultar também o portfólio de treinamentos e cursos, clique aqui.

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h