​Superintendente do Senar-AR/AM, Jeyn’s Alves, realiza entrega de equipamentos aos vencedores do Prêmio ATeG Senar 2022 – Gestão e Resultado, em Boca do Acre

Um microtrator e um kit de energia solar. Esses foram os prêmios recebidos na terça-feira (16), em Boca do Acre, pelo produtor de hortaliças do município, Antônio Silva. Ele é um dos produtores atendidos pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e junto com a técnica de campo, Priscilla Pacheco (que foi contemplada com um notebook), foi um dos cinco produtores rurais agraciados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) com o prêmio ATeG Senar 2022 – Gestão e Resultado, em dezembro do ano passado. Foi a primeira vez que o Amazonas, e a Região Norte, tiveram representantes entre os contemplados pelo Prêmio.

A entrega dos prêmios foi feita aos ganhadores pela superintendente do Senar Amazonas, Jeyn’s Alves na sede do Sindicato Rural de Boca do Acre, com a presença do presidente do Sindicato Rural do município, Dilermando Lima, do coordenador da ATeG no Amazonas, Rodrigo Guimarães, do filho do produtor rural, Thiago Silva e da sobrinha, Daiane Silva.


“É com grande satisfação que hoje a gente vem fazer essa entrega dos prêmios. Com o mini trator, por exemplo, o produtor vai reduzir 40 horas de trabalho manual na enxada a apenas duas horas utilizando o equipamento. Além disso, ele recebeu também os painéis de energia solar. Os prêmios vão contribuir muito pra otimizar a produção dele e é um orgulho para a nossa região, para o nosso Amazonas, ter um destaque nacional para contribuir e incentivar os demais produtores e enfatizar a importância da ATeG na vida dos assistidos pelo programa”, destacou a superintendente do Senar Amazonas, Jeyn’s Alves.

Prêmio ATeG Senar 2022 – Gestão e Resultado

Antônio foi premiado na categoria Olericultura pelos resultados que apresentou com a aplicação do programa. A técnica de campo, Priscilla Pacheco dos Santos, prestou assistência a Antônio durante os primeiros dois anos do programa e também teve seu trabalho reconhecido, na ocasião.


A premiação que foi realizada na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em dezembro de 2022 avaliou, como critérios classificatórios, as propriedades de acordo com a adoção de boas práticas agropecuárias, desenvolvimento profissional do produtor e colaboradores, promoção da sucessão familiar, desempenho produtivo/gerencial e melhoria na qualidade de vida.

“Estamos cada vez mais fortalecendo a ATeG em nosso Estado, com resultados que são extremamente positivos e a premiação do Antônio e da Priscilla orgulham o Amazonas e motivam ainda mais o trabalho do Senar Amazonas”, destacou Lourenço durante a solenidade, em dezembro.

Outros quatro produtores das cadeias produtivas da bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, fruticultura e ovinocultura de corte também foram contemplados representando os estados de Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Bahia, respectivamente.

Amazonas em destaque


A produção de hortaliças de Antônio da Silva em Boca do Acre (AM) teve um aumento de mais de 620% com a assistência técnica e atendimento da técnica de campo Priscilla Pacheco dos Santos.

O produtor, que começou com uma casa de vegetação (estrutura para desenvolvimento das plantas), passou para cinco e a produção de 25 para 180 maços de folhosas por semana.

Com os resultados, Silva resolveu diversificar e começou a produzir também couve, rúcula, pepino, abóbora, entre outros, possibilitando a ampliação da renda e do mix de produtos ofertados.

“Para mim foi uma surpresa, porque eu não tinha conhecimento quando comecei a plantar. Estava desacreditado e hoje passamos a ter orgulho da nossa atividade. Eu e minha família estamos orgulhosos e felizes e agradecemos à ATeG e ao Senar por isso,” afirmou Silva.

Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM

ascom@senar-am.org.br

https://www.facebook.com/Faea.Senar/

@sistemafaeasenar

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h