​Sistema Faea Senar Amazonas prestigia lançamento do Projeto Memórias do Brasil Rural em Brasília

O presidente do Sistema Faea Senar Amazonas, Muni Lourenço, e a superintendente do Senar Amazonas, Jeyn’s Alves, marcaram presença no lançamento do projeto Memórias do Brasil Rural, realizado na última, terça-feira (25), na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília. O evento, que contou com a presença de importantes lideranças do setor agropecuário, teve como objetivo resgatar e preservar a história da agropecuária brasileira.

Durante a cerimônia, o presidente da CNA, João Martins, destacou a relevância do projeto não apenas para o setor agropecuário, mas também para o Brasil, afirmando que não se pode esquecer daqueles que contribuíram para a evolução da agropecuária no país. "Não podemos esquecer de todos aqueles que contribuíram para a evolução da agropecuária brasileira", afirmou Martins.

Além dos representantes do Sistema Faea Senar Amazonas, o evento reuniu o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, parlamentares, pesquisadores, entidades do setor, diretores do Sistema CNA/Senar, presidentes de Federações de Agricultura e Pecuária, entre outras lideranças do agro.


Memórias do Brasil Rural é uma iniciativa da CNA, do Canal Rural e da Embrapa, com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), que visa resgatar e preservar a história da agropecuária brasileira. O projeto contará com um acervo audiovisual integrado do agro brasileiro, apresentando histórias, depoimentos e acontecimentos relevantes do setor. Todo o conteúdo ficará disponível em um site, acessível a estudantes, pesquisadores e demais interessados em conhecer a história do agro no Brasil.

Em seu discurso, João Martins classificou o projeto como fundamental "nos tempos em que vivemos, quando o excesso de informação, muitas vezes, nos dispersa, tirando-nos a visão daquilo que realmente importa". Ele ressaltou a importância de todos conhecerem os marcos da agropecuária brasileira, que ajudaram a tornar a atividade uma referência mundial.

“As futuras gerações, nossos filhos, nossos netos, toda a sociedade brasileira precisam conhecer a trajetória daqueles que contribuíram para construir a realidade que hoje temos no campo: uma agropecuária sustentável e reconhecida no mundo todo”, afirmou Martins.


O presidente da CNA lembrou ainda que a trajetória da agropecuária brasileira se construiu por meio do esforço e da tenacidade de produtores rurais, seus familiares, pesquisadores, universidades, entidades e representantes políticos. Ele mencionou nomes como o pesquisador Eliseu Alves e o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paolinelli, como figuras que deram contribuições importantes ao setor.

O projeto também representa um compromisso com o agro brasileiro em registrar depoimentos, recuperar conteúdos, colher histórias, organizar informações e facilitar o acesso a todos que desejam conhecer essa trajetória de sucesso.

Celeiro do Mundo

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, também esteve presente e destacou a importância do projeto para mostrar a história do campo no Brasil. "Quando retratamos a história do Brasil rural, estamos falando da história do nosso país, de todas as dificuldades, superações e conquistas que transformaram o Brasil no celeiro do mundo", disse Alckmin.


Alckmin ressaltou o papel da ciência, da Embrapa e da tecnologia no avanço da produtividade e na transformação de regiões como o Cerrado, que se tornou uma das mais importantes fronteiras agrícolas do país.

O presidente do Canal Rural, Júlio Cargnino, também esteve presente no evento e explicou como surgiu a ideia do projeto. A iniciativa teve início durante a filmagem de um documentário sobre a história de Alysson Paolinelli, quando ele foi indicado ao Nobel da Paz.

“A partir daquele momento, começamos a criar um movimento para resgatar os grandes momentos da história do agronegócio”, contou Cargnino. Ele ainda ressaltou: "Nos próximos meses, vocês poderão acompanhar o resultado de ótimas conversas que nossa equipe teve com esses ícones do agro brasileiro”.

Reconhecimento e Homenagens

Durante a cerimônia, foram prestadas homenagens a Eliseu Alves e Cirne Lima, cujas trajetórias de mais de 50 anos de contribuição ao agro nacional foram reconhecidas. A homenagem a Cirne Lima foi recebida por sua filha, Elizabeth Cirne Lima. Além disso, o restaurador audiovisual José Maria Pereira Lopes explicou o trabalho de restauração do acervo, incluindo o material do Parque da Água Branca, um dos locais mais tradicionais de lazer de São Paulo.


O Projeto em Detalhes

O primeiro episódio do Memórias do Brasil Rural foi exibido ontem, quarta-feira (26), às 18h, no Canal Rural, com uma entrevista com o ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues. Outros nomes importantes também farão parte do documentário, como Carminha Missio, Eliseu Alves, Francisco Turra, José Humberto Martins, Luiz Fernando Cirne Lima, José Batista Sobrinho e João Martins.

O projeto contará com três frentes de trabalho: a recuperação e digitalização dos conteúdos do acervo do Canal Rural e das entidades parceiras, a apresentação de histórias de personagens do agro e a exibição de conteúdos na programação do Canal Rural.

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h