Nesta sexta-feira (31) termina o prazo de inscrições para a 4ª edição do CNA Jovem, programa de desenvolvimento de novas lideranças do Sistema CNA/Senar. Podem participar, jovens com idade entre 22 e 30 anos e que possuam espírito de liderança, formação técnica ou superior e relação direta com o setor rural. Egressos do Amazonas que participaram de edições anteriores falam sobre a importância do programa.
O tecnólogo e mestrando em aquicultura, Jean Mendes foi um dos três finalistas do Amazonas na edição de 2016. “Falar da experiência que é participar desse programa é muito enaltecedor e causa de certa forma uma grande saudade. Costumo dizer que o programa é transformador”, lembra.
O engenheiro agrônomo, Rodrigo Guimarães, também participou da edição de 2016. “Eu ingressei no programa estadual e depois participei da etapa nacional. Hoje faço parte do time do Senar Amazonas. Então, acredito que todo esse treinamento e visibilidade que o programa me deu, contribuiu para que a instituição me enxergasse me desse a oportunidade de exercer tudo aquilo que eu aprendi, junto ao produtor do nosso estado”.
O amazonense Macaulay Souza também participou do programa que lhe rendeu bons frutos.Macaulay é agrônomo, empreendedor e atual presidente da Comissão Jovem Rural da FAEA. Esse ano foi nomeado pela revista americana Greenbiz como uma das 30 lideranças sustentáveis mundiais.
“Foi uma ótima oportunidade de aprender metodologias e me conectar com pessoas que têm interesse em criar soluções para resolver problemas do setor primário, não só a nível regional, mas a nível nacional, também além de estar se conectando com um sistema que tem muito a agregar para os jovens do País”.
Já o engenheiro de pesca e egresso da última edição do CNA Jovem, Wallon Vianna, diz que o programa foi um divisor de águas na sua trajetória profissional e pessoal. “Tive a oportunidade de participar com vários jovens de todo o Brasil representando meu estado”.
Para a engenheira agrônoma, Regiane Chagas, a experiencia também foi única. “Quando eu participei sai com a mente mais aberta, sabendo da minha responsabilidade enquanto liderança jovem, enquanto pessoa inserida no meio agro”, destacou.
A gestora ambiental, Girgliane Ferreira, participou da etapa estadual do programa em 2016. “Ao jovem que acreditar no agronegócio, ele vai investir, semear, e colher um futuro sustentável com progresso, porque o agro é o que sustenta o Brasil”.
Como se inscrever?
Os interessados precisam ler atentamente o edital e efetivar a pré-inscrição no site cnajovem.org.br. A inscrição só é validada após a confirmação no e-mail cadastrado e envio do cadastro completo, que deve ser respondido utilizando um link que o candidato recebe no e-mail até um dia depois da pré-inscrição.
Nas três edições anteriores, a iniciativa já mobilizou mais de 1200 jovens de todo o Brasil, que encontram no programa uma oportunidade para descobrir habilidades e competências de liderança empreendedora e ter contato com especialistas renomados, como explica a coordenadora nacional do CNA Jovem, Fernanda Nonato.
“O programa contribui para que os participantes conheçam a realidade do setor agropecuário brasileiro e fortaleçam a rede de contatos. É uma iniciativa que reúne jovens de todas as regiões do Brasil, com diferentes experiências para ajudar a refletir e consolidar o seu propósito de liderança em busca de inovações para o agro”, destaca.
A fase remota terá início em agosto, quando os jovens participarão de atividades online introdutórias, classificatórias e eliminatórias. Ao longo do programa terão a oportunidade de encontrar desafios de sua região e propor soluções inovadoras em encontros online e presenciais, em 2021.
Ao final da jornada, as melhores iniciativas serão reconhecidas pelo Sistema CNA/Senar. Para saber mais detalhes do programa, saber como foram as edições anteriores e o edital do programa: cnajovem.org.br
TEXTO: ASCOM – FAEA/SENAR-AM/ FUNDEPEC-AM
*com informações CNA/Senar
https://www.facebook.com/Faea.Senar/
@sistemafaea