Senar promove palestra para promoção da Saúde Mental para jovens

Senar promove palestra para promoção da Saúde Mental para jovens

Estudantes do Programa de Aprendizagem do Senar Amazonas participaram na última quarta-feira (25), de mais uma palestra da série denominada "Papo Jovem", um evento interativo em formato online, exclusivamente para dialogar sobre assuntos gerais que complementam a formação técnica. Com o tema "Saúde mental é real: não minimize este assunto", os aprendizes ouviram informações importantes e debateram sobre o assunto com a instrutora credenciada do Senar/AR/AM, Josyany Duarte.

“O objetivo era levar para os aprendizes principalmente sobre os efeitos que a pandemia tem trazido e as formas para manter essa saúde mental, que vai desde a parte de se exercitar, do autocuidado, da resiliência, da autoconexão, dentre outros. É um assunto muito importante e pouco dialogado, e que todo e qualquer sinal que você tenha, seja o excesso de ansiedade ou até mesmo comportamentos impeditivos como medo e mudanças de humor, saber a importância de buscar um auxílio médico para que tenha um diagnóstico”, disse Josyany.

A palestra contou com duas turmas divididas entre os turnos matutino e vespertino com alunos na faixa etária de 14 à 21 anos. Ela teve a finalidade de entender como está a mente desses jovens e adolescentes em um momento tão difícil em que todos estão vivendo, com esse enfoque a palestra teve um ar mais tranquilo, fazendo lembrá-los da individualidade de cada um e que não deve haver comparações.

“É uma coisa comum e não deve haver nenhum tipo de preconceito, pois todos nós estamos vivendo mudanças muito drásticas. E a saúde mental, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) traz é um termo que não tem uma definição específica, mas ela envolve todo tipo de formas de lidar com as emoções, sejam elas boas ou ruins”, concluiu a instrutora.

De acordo com Ana Pimenta, analista pedagógica e responsável pelo Programa de Aprendizagem no Senar Amazonas, a proposta do Papo Jovem é incluir na grade do curso temas transversais e tanto o Senar, como entidade formadora, quanto a Jayoro, tem um momento mensal para debater sobre o aprendizado e apoiar também na formação social destes jovens.

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h