Senar lança nova edição da série metodológica

Senar lança nova edição da série metodológica


Brasília (27/05/2021) O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou na, quarta (26), a quarta edição da Série Metodológica da instituição em uma reunião virtual que reuniu mais de 100 profissionais das 27 administrações regionais dos estados e Distrito Federal.

A série possui cinco documentos institucionais que direcionam as ações de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) do Senar em todo o Brasil. Na videoconferência, foram apresentados os três volumes que detalham o processo da FPR para equipes técnicas, instrutores e para mobilizadores.

Janete: A Série Metodológica é o documento norteador das ações de FPR e PS
Janete: A Série Metodológica é o documento norteador das ações de FPR e PS

“A Série Metodológica é o documento norteador para os profissionais do Senar. Para qualquer ação da instituição, existe uma orientação. Essa atualização é importante para que os agentes tenham conhecimento e o apliquem no dia a dia de seu trabalho”, ressaltou a diretora de Educação Profissional e Promoção do Social, Janete Almeida.

A coordenadora de Formação Profissional e Promoção Social do Senar, Deimiluce Coaracy, expôs a trajetória desde a primeira série metodológica, em 1993, até a quarta edição, apresentada hoje, que começou a ser atualizada em 2019.

Deimiluce: informações atualizadas sobre o processo, natureza da programação das ações do Senar
Deimiluce: informações atualizadas sobre o processo, natureza da programação das ações do Senar

“A nova edição traz informações atualizadas sobre os processos, o planejamento e do processo ensino-aprendizagem do Senar. O conteúdo foi escrito em formato de revista com linguagem moderna para que a leitura seja mais leve e fluída”, declarou.

O conteúdo foi escrito em formato de revista
O conteúdo foi escrito em formato de revista

Documentos – A publicação "O processo da Formação Profissional Rural" mostra as ocupações em ascensão e suas tecnologias. “A novidade é a inclusão da formação por competências, que é um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que permitem o desenvolvimento autônomo e eficaz no campo de atuação profissional”, ressaltou Deimiluce.

O assessor técnico do Senar, Marcelo Rabello, apresentou os documentos “Processo da Formação Profissional Rural e da Promoção Social para Instrutores” o novo documento da série para “o mobilizador do Senar”.

Durante a reunião virtual, a assessora técnica do Senar, Patrícia Machado, também compartilhou informações sobre os sistemas de gestão de eventos do Senar que reúnem informações sobre os cursos, capacitações e perfil dos participantes a partir da classificação de cada ação indicada na série metodológica.

Depoimentos – Os profissionais das administrações regionais do Senar ressaltam a importância da série metodológica para o desempenho de suas funções.

“Cheguei ao Senar em 2018 e a séries metodológicas foram documentos norteadores e informativos para que eu iniciasse minhas atividades na instituição”, revelou Deisy Alves, coordenadora pedagógica do Senar/TO.

“Conheci o Senar em 2004 como instrutor. Agora fazer parte dessa história e poder participar desde 2015 como supervisor é muito gratificante”, ressaltou o supervisor Técnico do Senar Bahia, Bruno Assis.

Assessoria de Comunicação CNA

Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

youtube.com/agrofortebrasilforte

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h