No último sábado (02), O Senar-AR/AM realizou a cerimônia de formatura de mais uma turma do Curso Técnico em Agronegócios, no município de Autazes. O curso que teve duração de dois anos, começou no primeiro semestre de 2018 e foi oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), através do Polo de Apoio Presencial de Autazes. A colação de grau ocorreu na loja da Maçonaria do município.
Participaram da solenidade, o Presidente do Sistema Faea Senar Fundepec/AM, Muni Lourenço, a Superintendente do Senar-AR/AM, Jeyn’s Alves, o Presidente do Sindicato Rural de Autazes, Jeremias Barbosa, o Secretário Municipal de Produção Rural e Abastecimento, Denis Lima, o Secretário Municipal de Educação, Paulo Amaro e a Secretária do Meio Ambiente, Elaine Galvão. A vereadora, Daniella Sampaio, foi a patrona da turma e o ereador, Fernando Oliveira, o tutor da turma.
Na ocasião, o presidente do Sistema Faea Senar Fundepec/AM, Muni Lourenço, destacou a importância da educação para o futuro do agro e para o desenvolvimento do setor no Amazonas. “Acreditamos que a educação é o principal autor de transformação da sociedade e por isso temos buscado potencializar cada vez mais os investimentos na atuação do Senar, que sobretudo é uma ação de educação. Essa transformação é na sociedade, mas também é de mudança na vida de cada um, e no caso na vida de todos vocês que estão se formando”.
Uma das formandas, Benedita de Paula Campos, contou que o Senar agregou em sua formação acadêmica. “Eu já sou formada em técnica agropecuária, e com essa formação poderei ajudar o pequeno produtor, por isso que estudo. Para mim é uma gratificação imensa estar me formando em agronegócio, porque o nosso município precisa bastante. O Senar agregou na minha formação com esse curso mais aprofundado, porque ainda não tinha feito um curso desse, então valeu a pena”.
O orador da turma, Victor Alves, também expressou alegria pela conquista. “Estou sentindo muita alegria, satisfação e honra de fazer parte dessa história e de me tornar um profissional capacitado para atuar no agronegócio aqui no Amazonas. O Senar tem agregado na minha formação através de diversas ferramentas de conhecimento como as apostilas, que são muito boas, um material de apoio excelente e professores capacitados”, avaliou.
Formaram-se em técnico em Agronegócio Andrei Lemos, Benedita de Paula, Erick Oliveira, Kassandra Martins, Victor Alves e Willians Brandão. A cerimônia respeitou todos os protocolos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação aos cuidados devido à pandemia de coronavírus. Foi respeitada a utilização de máscaras e álcool em gel, mantendo o distanciamento, além da restrição de convidados. Cada formando levou apenas um convidado.
Senar
O Senar é uma entidade vinculada à Faculdade CNA que tem como objetivo organizar, administrar e executar, em todo território nacional, a Formação Profissional Rural e a Promoção Social de jovens e adultos que exerçam atividades no meio rural.
Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM
ascom@senar-am.org.br
https://www.facebook.com/Faea.Senar/
@sistemafaeasenar