​Senar-AR/AM leva cursos de beneficiamento de pescado e derivados de frutas a Manacapuru

O município de Manacapuru recebeu, em dezembro, dois cursos que integram o programa de Formação Profissional Rural (FPR) do Senar-AR/AM –Beneficiamento do Pescado e Derivados de Frutas. Os cursos foram ministrados pelo instrutor Gilsimar Marques e realizados em parceria com o Sindicato Rural de Manacapuru

De acordo com a supervisora e responsável pelo programa de FPR no Amazonas, Genícia Menezes, os cursos foram levados para o município com o objetivo de atender a demanda da comunidade.

No curso de Derivados de Frutas os participantes aprenderam conteúdos diversos como aplicação de Boas Práticas de Fabricação (BPF), matéria-prima, ingredientes: características e funções, embalagens e legislação aplicadas aos produtos elaborados; fabricação de polpas de frutas congeladas, geleias comuns e clarificadas, doces em massa e cremosos, néctares, compotas de frutas e frutas em calda.


O outro curso realizado no município foi o de Beneficiamento do Pescado com o objetivo de repassar técnicas para proporcionar a comercialização do produto de forma mais racional, higiênica, com maior vida útil e de melhor qualidade. O curso buscou atender principalmente piscicultores e agregar valor ao produto in natura oferecendo novas opções ao consumidor.

Destaque na fruticultura


O Amazonas é responsável por 7% da produção de frutas na região Norte, sendo Manacapuru um dos destaques. Essa produção também é levada para a capital Manaus, mas com as dificuldades de escoamento, as frutas amadurecem muito rápido e dependendo da espécie precisam ser processadas para aumentar o tempo útil na prateleira.

Potencial em piscicultura


A região tem potencial em piscicultura por possuir matéria prima e capacidade produtiva pois devem ser observados aspectos ligados a perecibilidade e às características bioquímicas do pescado, o manejo no criatório, os processamentos sugeridos.


Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM

ascom@senar-am.org.br

https://www.facebook.com/Faea.Senar/

@sistemafaeasenar

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h