Teve início o Programa de Aprendizagem de 2021/2022, com duas novas turmas dos cursos de Administração Rural e Auxiliar Administrativo e Financeiro, que visam a preparação e formação de jovens para o mercado de trabalho num dos setores que mais crescem, que é o Agronegócio. Ao todo 35 alunos fazem parte desta iniciativa mantida em parceria entre o Senar-AR/AM com a agropecuária Jayoro, usina produtora de açúcar, álcool e biodiesel localizada no município de Presidente Figueiredo.
A primeira disciplina, de Ética e Cidadania Organizacional, começou a ser ministrada pela tutora Ivoneia Oliveira, pedagoga e administradora. A aula online teve o acompanhamento de Ana Pimenta, responsável pelo programa no Senar-AR/AM. Segundo ela, a experiência foi muito positiva e cheia de interação. "Mesmo no ambiente online conseguimos ter uma excelente aula e, principalmente, manter um programa tão importante de desenvolvimento profissional de jovens", avalia Ana.
O curso de Aprendizagem em Administração Rural tem carga horária de 800 horas e o de Auxiliar Administrativo Financeiro 960 horas. Em ambos, 50% do programa é destinado a atividades práticas, que incluem visitas e rotinas diretamente nas dependências da Jayoro. Neste momento, as aulas teóricas serão realizadas na modalidade online, por meio do Google Sala de Aulas.
Sobre o Programa de Aprendizagem
O Programa de Aprendizagem é realizado pelo Senar-Ar/AM desde 2018, mantendo as bases das diretrizes da Lei de Aprendizagem (nº 10.097, de 12/12/2000). Para ingressar nos cursos, os participantes devem ter idade entre 14 a 24 anos, sendo preferencialmente de famílias de trabalhadores ou produtores rurais.
A Aprendizagem é um dos caminhos para ingressar no mercado de trabalho, por meio de cursos que oferecem oportunidade de crescimento profissional e o acesso ao ensino profissionalizante, sem prejuízo ao ensino regular.