Senar-AR/AM e Banco do Brasil realizam primeira ação do ‘Circuito Agro’ da Região Norte na comunidade Novo Remanso, em Itacoatiara

O Senar AR/AM, em parceria com o Banco do Brasil, realizou na última sexta-feira (10), a primeira ação do ‘Circuito de Treinamento Agro’ do norte do País. A Escola municipal Petrônio Augusto Pinheiro, na comunidade de Novo Remanso, em Itacoatiara foi escolhida para receber o evento.

A ação consistiu em um dia de oficinas técnicas e relacionadas ao crédito rural voltadas para atender as três turmas de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) que estão em andamento na localidade, em especial, os 30 participantes da turma de fruticultura.


O evento foi estruturado em três módulos ao longo do dia, sendo o primeiro, um módulo técnico onde foram abordados assuntos gerais da cadeia produtiva escolhida (fruticultura). O segundo foi um módulo financeiro onde o assunto foi a gestão na propriedade e o terceiro módulo foi relacionado ao crédito rural, onde o representante do Banco do Brasil discorreu sobre o tema.

Na abertura do evento, o presidente do Senar-AR/AM, Muni Lourenço, ressaltou a importância e a alegria de estar no primeiro evento do ‘Circuito de Treinamento Agro’ realizado na Região Norte. “Mostra que saímos na frente para buscar essas informações junto ao Banco no sentido de facilitar e desburocratizar o acesso ao crédito para os produtores rurais permitindo investimento e aumento de produtividade na ponta”.


A superintendente do Senar-AR/AM pontuou que a parceria entre as instituições surgiu da necessidade de levar conhecimento técnico e, ao mesmo tempo, esclarecer para os produtores sobre as linhas de crédito existentes para propiciar mais investimentos nas propriedades. “Nós estamos aqui trabalhando também com as outras agências buscando fomentar credenciamentos nossos para que possamos melhorar nossos projetos. Aproveitem porque esses eventos são primordiais, trazem muita informação e aproveitem as explanações que vão ser dadas pelos nossos técnicos”, destacou.


O presidente do Sindicato Rural, Alcemir Lima, que deu apoio direto ao Senar-AR/AM para a realização da ação disse esperar a consolidação de uma parceria direta com o Banco do Brasil para que os produtores possam aumentar a produção e consequentemente seus ganhos e qualidade de vida. “Não adianta o produtor fazer só o esforço individual. Tem que ter apoio do Banco para vocês melhorarem no que fazem”, salientou.

O Gerente do Banco do Brasil em Itacoatiara, Rafael Queiroz, reconheceu que, além do conhecimento técnico, o produtor precisa da parceria de instituições financeiras para avançar. “O Banco do Brasil quer se aproximar cada vez mais aqui da comunidade (Novo Remanso), mas também de Itacoatiara e de todo o Estado. Sabemos que temos um grande caminho para avançar no agronegócio”, avaliou.


Também estiveram presentes na abertura, o gestor da escola, Bruno Lima e a técnica de campo da ATeG, Etiene Silva que atua na comunidade junto aos produtores assistidos pelo programa.

Circuito de Treinamento Agro

O objetivo é criar eventos, em parceria com o Banco do Brasil, para levar informações técnicas, gerenciais e de crédito rural para os produtores rurais, preferencialmente os pequenos produtores que se enquadrem no Pronaf, de todos os estados do Brasil. No Amazonas, estão previstas mais dez ações em diversos municípios onde o Senar-AR/AM atua junto aos produtores.

ATeG

É um modelo inédito de prestação de serviços de assistência técnica continuada, fundamentada em 5 passos: Diagnóstico Produtivo Individualizado, Planejamento Estratégico, Adequação Tecnológica, Capacitação Profissional Complementar e Avaliação Sistemática de Resultados. Desenvolvidos com foco na implantação de um modelo de operação e gestão das propriedades rurais, englobando todos os processos da cadeia produtiva, possibilitando a realização de ações efetivas, nas áreas econômica, social e ambiental, e nos processos de gestão de negócio, visando proporcionar a evolução socioeconômica da família e da comunidade.

Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM

ascom@senar-am.org.br

https://www.facebook.com/Faea.Senar/

@sistemafaeasenar

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h