​SENAR AMAZONAS SEDIA ETAPA ESTADUAL DO CNA JOVEM E IMPULSIONA FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS RURAIS

Jovens do setor agropecuário de diversos municípios do Amazonas participaram, nos dias 5 e 6 de julho de 2025, do 1º Encontro Estadual do programa CNA Jovem, realizado na Sede Administrativa do Sistema FAEA/Senar-AM. Essa etapa marca o primeiro de três encontros previstos para o semestre, focados na formação de novas lideranças para o agronegócio.


A abertura contou com a presença do presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Amazonas, Muni Lourenço, da gerente técnica da regional, Fernanda Melo, e do consultor técnico, representante do Senar Nacional, Jonathan Silva. A coordenadora do programa, Ana Pimenta, também esteve presente, junto com as consultoras regionais: a engenheira agrônoma Jane Maciel Leão e a administradora Daniela Menezes.

“Estamos aqui em mais uma edição do programa CNA Jovem, um programa profundamente estratégico de desenvolvimento de jovens lideranças em várias dimensões, no empreendedorismo, na liderança classista. É a garantia do futuro muito qualificado para o agro amazonense”, afirmou o presidente.


A programação do primeiro dia foi intensa, começando com a apresentação dos “Problemas e Desafios do Agro no Estado”, ministrada pelo presidente da instituição. O período da tarde foi dedicado ao Eixo Mobilizador, conduzido pelas consultoras Jane e Daniela, que também auxiliaram os grupos na escolha e formulação de seus desafios. Ao final do dia, os participantes foram orientados a transformar os grupos em times para o desenvolvimento de soluções.


No segundo dia, a programação seguiu com atividades reflexivas e construção colaborativa. O dia começou com a discussão do conteúdo da palestra e a Produção do Entregável – desafios. A etapa Resultados Esperados incluiu exposição dinamizada e uma dinâmica de Tempestade de Ideia. O feedback técnico foi conduzido pela engenheira agrônoma Genicia Menezes e pela pedagoga Danielle Garcia. Os jovens também participaram do Exercício da Liderança: Condução do Cego e da Produção do Entregável – Álbum de Viagem.


“Eu estou achando uma experiência extremamente gratificante, muito contribuidora para toda a experiência no agro, todas as vivências que aqui estou com cada um dos meus colegas de participação desta 6ª edição do CNA Jovem. Cada relato é extremamente importante para entender o agro de forma geral e com isso a gente ter uma melhor noção do que pode contribuir para o nosso agro amazônico”, avaliou o jovem Fabiano Soares.


Para Olivia Júlia, de Parintins, que participou da 4ª edição do programa de forma remota, a vivência presencial nesta etapa tem um significado especial. “É um programa que eu tenho muita admiração, porque ele é um programa que realmente desenvolve jovens-liderança para atuarem aqui na nossa região, no nosso estado.”


Jonathan Silva, consultor do Senar Nacional, também ressaltou o alcance e a importância da iniciativa. “Estamos aqui há dois dias formando, criando novas lideranças para o sistema, são mais de 10 mil jovens já treinados pelo CNA Jovem nessa sexta edição. Então o programa tem essa intenção de estar formando esses jovens que venham assumir um papel fundamental que tanto a gente precisa.” Ele finalizou com um convite: Venham, participem! se qualifique, fique na sua propriedade ou assuma alguns cargos de liderança.


Ao todo, 14 jovens fazem parte desta etapa estadual do programa no Amazonas. O encerramento do encontro contou com a apresentação à Federação/Senar, que incluiu a presença do superintendente adjunto, Marcos Pinheiro. O CNA Jovem visa capacitar e engajar as novas gerações para enfrentar os desafios e promover o desenvolvimento do agronegócio.


Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM
Contato: comunicacao@faea.org.br

Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: @sistemafaeasenar
Facebook: Sistema Faea-Senar/AM

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h