​Senar Amazonas realiza cursos de capacitação para colaboradores da Jayoro​

​Senar Amazonas realiza cursos de capacitação para colaboradores da Jayoro​

Visando a capacitação de trabalhadores e produtores rurais e por meio do Programa de Formação Profissional Rural (FPR), o Senar Amazonas ofertou o curso de “Manutenção e operação de tratores agrícolas” para profissionais da Jayoro, em Presidente Figueiredo.

A empresa Agropecuária Jayoro, que produz cana-de-açúcar e guaraná, conta com a parceria do Senar-Ar/AM na parte de Assistência Técnica e Gerencial e também nos cursos de formação e aperfeiçoamento.

Ao todo foram realizadas três turmas de capacitação, com 24 horas de treinamento cada, e participação de 29 trabalhadores rurais. Com aulas teóricas e práticas, ministradas pela engenheira agrônoma, Lígia Guimarães, o objetivo foi capacitar para utilização de técnicas eficientes com vistas ao aumento da produtividade e eficiência do trabalho com equipamentos agrícolas.

Na programação de conteúdos, foram abordados os fundamentos de manuseio de máquinas fundamentais em áreas produtivas, os requisitos de normas regulamentadoras de Saúde e Segurança em Máquina, uso de EPIs, como fazer a manutenção, troca de óleo, entre outros.

Segundo a engenheira, atualmente, um operador de equipamento precisa ser capaz de fazer o manuseio correto e também conhecer bem o funcionamento da máquina e das estratégias mais adequadas para manutenção de acordo com o fabricante e combinando com os períodos de preparação do solo e cultivo na propriedade, e fazer o uso dos equipamentos individuais de segurança.

Ela ressalta que todos esses conhecimentos ajudam a prevenir futuros problemas que a falta de capacitação pode ocasionar. "Um operador de maquinário agrícola sem instrução adequada pode gerar altos custos, tanto aos pequenos produtores quanto às empresas rurais. Um exemplo simples é a identificação dos tipos de óleos utilizados no equipamento, de acordo com o motor”, conclui.

Medidas de Distanciamento - Para manter o cumprimento das medidas de segurança e saúde, os cursos estão com turmas reduzidas de até 10 participantes cada e em todas as atividades presenciais é obrigatório o uso de máscara e de álcool em gel para higienização das mãos.

Apoio técnico do Senar Amazonas - Para solicitar treinamentos e cursos de formação, os produtores rurais devem acionar o sindicato do seu município e solicitar os cursos para seu aperfeiçoamento e ou atualização de interesse. Outras entidades podem encaminhar suas demandas para o e-mail: ascom@senar-am.org.br

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h