​Senar Amazonas realiza ações em Parintins para a população rural

Nos dias 14 e 15 de março, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Amazonas esteve no município de Parintins, situado na região do Baixo Amazonas, a aproximadamente 370 quilômetros de Manaus, para realizar uma série de ações voltadas à população rural. Durante a visita, três importantes atividades foram realizadas: Saúde Preventiva do Homem e da Mulher Rural, do Programa de Promoção Social, o Dia de Campo e as Visitas Técnicas do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

A primeira ação, que focou na saúde e bem-estar das famílias do setor rural, ocorreu na comunidade Vila Amazônia, situada a cerca de 45 minutos de balsa de Parintins. O evento foi realizado na Escola Municipal Tsukasa Uetsuka, em parceria com a Prefeitura do município, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, e do Sindicato Rural.

O evento atendeu mais de 250 pessoas e contou com a presença do presidente do Sistema Faea Senar, Muni Lourenço, da superintendente do Senar Amazonas, Jeyn’s Alves, e do presidente do Sindicato Rural de Parintins, Werner Gama. Também marcaram presença o Secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, o diretor da UBS Francisco Lupino, Jesiel Prata, e o diretor da Escola Tsukasa Uetsuka, Gilberto Teixeira.

A iniciativa contou com a presença de profissionais de saúde da UBS, como médicos clínico geral, enfermeiros, técnicos em enfermagem, dentistas, psicólogos, assistente social e fisioterapeuta. Foram oferecidos serviços de vacinação, testes rápidos e atendimentos odontológicos. Além disso, foram realizadas palestras educativas sobre saúde do colo do útero, gravidez na adolescência, câncer de próstata, álcool e drogas.

Os moradores também puderam contar com o atendimento do PAC (Pronto Atendimento ao Cidadão), que ofereceu auxílios relacionados ao Ministério do Trabalho e ao Auxílio Estadual, além de serviços de embelezamento, como cortes de cabelo masculino e feminino.


Dia de Campo e Visitas Técnicas de Olericultura

No segundo dia de atividades, o Senar Amazonas promoveu o Dia de Campo na propriedade Itaúbeiras Chácaras, localizada no Ramal do Quidoco. A propriedade, de responsabilidade do produtor Rafael Douglas Albuquerque, é atendida pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG Total).

O evento, focado na cadeia produtiva da olericultura, contou com a participação de 30 produtores rurais assistidos pela ATeG. O objetivo foi disseminar conhecimentos técnicos sobre as melhores práticas para o cultivo de hortaliças.

O presidente do Sistema Faea Senar, Muni Lourenço, ressaltou a importância do ATeG para o desenvolvimento da produção rural em Parintins: “A ATeG do Senar vem proporcionando um apoio importante para a implantação de um sistema de irrigação automatizado, que tem proporcionado ganhos de produtividade, eficiência e renda para essa propriedade e para esse produtor. Ou seja, é a ATeG do Senar promovendo e apoiando o desenvolvimento do produtor rural parintinense do Amazonas.”

A superintendente Jeyn’s Alves também comentou sobre o impacto positivo do Dia de Campo, destacando que a troca de conhecimentos e a discussão de temas como irrigação são essenciais, especialmente em períodos de estiagem. “Esse dia de campo vem trazer temas relevantes para os produtores, em que eles podem trocar conhecimentos, tirar dúvidas, e um tema muito importante, que é a irrigação, que, principalmente agora, nos períodos de estiagem, vai suprir, prevenir e trazer todo o suporte para as olericulturas aqui do município”, afirmou.


Dando continuidade às ações, a gestão do Senar Amazonas, junto à equipe técnica e ao Sindicato Rural de Parintins, realizou visitas técnicas de supervisão nas propriedades atendidas pelo ATeG. As visitas ocorreram na Propriedade Itaúbeiras, de Rafael Douglas Albuquerque, localizada na Estrada do Contôrno; na Propriedade Horta da Sheila, de Sheila de Paula, na comunidade Vila Amazônia; e na Propriedade Horta José, de José Antônio Barros, na Estrada dos Aningas. Durante as visitas, foram realizadas orientações técnicas sobre o cultivo e manejo de hortas, com foco em melhorias no processo produtivo e aumento da eficiência agrícola. Essas ações de acompanhamento contínuo são fundamentais para apoiar o desenvolvimento sustentável das propriedades atendidas pelo ATeG.

O presidente do Sindicato Rural de Parintins, Werner Gama, expressou sua satisfação com o evento: “Hoje, aqui, nesse dia de campo maravilhoso, idealizado e realizado pelo Senar, tudo é voltado para o objetivo final. Nosso presidente Muni, veio até Parintins para ouvir e ver o projeto acontecer. Isso nos deixa muito felizes. Tenho certeza de que o produtor Douglas está utilizando toda a estrutura de conhecimento da técnica de campo do Programa ATeG para melhorar sua propriedade em termos de produtividade e renda, o que resulta em mais felicidade para ele e sua família.”

O produtor Rafael Douglas Albuquerque também comentou sobre a importância do acompanhamento contínuo oferecido pelo programa ATeG: “Nós, produtores aqui de Parintins, nos sentimos honrados e agraciados com a ação que o Senar trouxe com esse dia de campo, que atende aos produtores assistidos pelos técnicos de campo. O evento oportuniza a troca de conhecimentos, mas principalmente nos permite perceber que o produtor está sendo assistido. Isso é fundamental, pois poucos têm a continuidade da assistência e do acompanhamento, desde o início até o fim da produção. A ação do Senar se tornou indispensável para aqueles que buscam uma produção sustentável, de qualidade e com retorno financeiro.”


Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM
Contato: comunicacao@faea.org.br

Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: @sistemafaeasenar
Facebook:
Sistema Faea-Senar/AM

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h