
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) Amazonas esteve no município de Boca do Acre, localizado no sul do estado, no dia 28 de março, realizando diversas ações voltadas para o desenvolvimento do agro na região. As atividades incluíram as frentes de Saúde Preventiva do Homem e da Mulher Rural, Dia de Campo e Visita Técnica.
Inserida no Programa de Promoção Social, a ação de Saúde Preventiva ocorreu no Ginásio Esportivo Elson Melo, pela manhã, oferecendo atendimento médico especializado em clínica geral e palestra orientativa de prevenção de doenças. A Secretaria Municipal de Saúde de Boca do Acre, por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisco Gastino, disponibilizou uma equipe composta por enfermeira especializada em Saúde da Família, triagem, odontologia, fisioterapia, psicologia e farmacêutica.
A abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades, como o presidente do Sistema FAEA/SENAR, Muni Lourenço, a superintendente do SENAR/AM, Jeyn’s Alves, o presidente do Sindicato Rural de Boca do Acre, Dilermando Melo, a representante do Prefeito, Lândia Noronha, a representante da Secretaria de Assistência Social e Supervisora do programa Criança Feliz, Lusmirla Freitas de Souza, e a Subsecretária de Saúde, Francisca Rachel Lima da Silva, além de outros membros da comitiva.
"Uma grande satisfação estarmos aqui em Boca do Acre, o maior polo de produção pecuária do estado do Amazonas, com uma série de atividades voltadas para o SENAR, cumprindo a sua missão de promoção social, promovendo bem-estar e qualidade de vida para as famílias rurais”, disse o presidente do Sistema Faea Senar Amazonas, Muni Lourenço, que renovou o apoio da entidade para o município: “Um Dia de Campo promovido pelo Senar para 24 pecuaristas é uma estratégia muito eficiente para disponibilizar conhecimentos e informações técnicas, troca de experiências com esses pecuaristas aqui, aprimorando ainda mais a pujante pecuária de Boca do Acre, que cada vez mais conta com o apoio do Senar Amazonas para o seu desenvolvimento."
Além dos atendimentos médicos, foram realizados mutirões de vacinação, incluindo BCG, Hepatite, VIP, Pentavalente, Pneumocócicas, Meningite, Influenza, Tríplice Viral e Varicela. Também foram oferecidos serviços de cadastro no CADÚnico, agendamento para emissão de RG Digital, emissão de declaração de baixa renda para certidão de nascimento, palestras informativas sobre o CADÚnico e outros temas relacionados, além de corte de cabelo para homens e mulheres.
Pensando no bem-estar das famílias rurais, foi preparado um espaço lúdico para que as crianças se divertissem de forma segura enquanto seus responsáveis participavam dos atendimentos.
A Superintendente do Senar/AM, Jeyn’s Alves, ressaltou a relevância da ação para o setor na região: "Estamos aqui em Boca do Acre em mais um evento de saúde no município e dia de campo voltado para a bovinocultura de corte. Um momento de aprimoramento, de reflexão e também plantar a sementinha da orientação e da prevenção na saúde, que é essencial para que a produção ocorra e que o produtor esteja saudável e dê continuidade ao seu negócio, que é a propriedade rural. E para o nosso público assistido da ATeG, é uma grande oportunidade de conhecimento, de capacitação para cada um deles. É uma troca de experiência", afirmou.
Aperfeiçoamento da Bovinocultura de Corte e Gestão das Propriedades Rurais
Banhado pelo Rio Purus, Boca do Acre tem como cadeia produtiva a Bovinocultura e a Olericultura. No município, o Senar Amazonas atende tanto à pecuária de corte quanto à olericultura. A atuação abrange a assistência aos produtores para melhorar o manejo do gado e a produção de óleos vegetais.
A programação seguiu para a Fazenda S. Alves, localizada na BR 317, km 12, onde ocorreu o Dia de Campo, voltado para a Bovinocultura de Corte. O evento fez parte do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e contou com a participação de 24 produtores, que assistidos pelo ATeG, participaram de palestras sobre controle gerencial das propriedades rurais, melhoramento genético na bovinocultura de corte e cruzamento industrial. As palestras foram ministradas pela zootecnista Thayana Melo e pelo médico veterinário Jamisney de Araújo, que abordaram o impacto do ambiente no melhoramento genético, características das raças bovinas de corte, cruzamento e seleção, bem como as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de cruzamento.
"Nós agradecemos ao Senar Amazonas por essa iniciativa para o povo aqui de Boca do Acre, principalmente, para os nossos produtores rurais. Eu, como presidente do sindicato, só tenho a agradecer por mais um evento realizado em nosso município.", disse o presidente do Sindicato Rural de Boca do Acre, Dilermando Melo.
Os produtores também tiveram a oportunidade de aprender na prática, com acompanhamento direto de um técnico especializado em Bovinocultura de Corte do SENAR Amazonas. A visita técnica seguiu na Fazenda S. Alves, do produtor Luis Canafiste, que há cerca de um ano é assistido pelo Programa ATeG.
Geovane Neves, produtor rural da região, relatou os benefícios da assistência realizada pelo Programa ATeG: "O acompanhamento lá na nossa colônia está sendo muito bom e nas fazendas da região de Boca do Acre. Depois de um ano, já estamos acompanhando todos os custos, acompanhando também os nascimentos dos bezerros, a inseminação, que foi muito boa, implantada também pelo Senar, que nos ajudou e isso a gente só tem a agradecer”, afirmou.
Texto: ASCOM - Sistema Faea Senar Fundepec/AM
Fotos: Wellison Silva /Ana Pimenta