Senar Amazonas promove Dia de Campo na para fortalecer o combate à monilíase do Cacau e do Cupuaçu no Município de Tabatinga/Am

Tabatinga/AM – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Amazonas), em linha com sua missão de promover o desenvolvimento sustentável no campo, realizou, no último dia 15 de outubro de 2025, um importante Dia de Campo na Comunidade Indígena de Umariaçú II, no município de Tabatinga. A iniciativa, voltada para agricultores familiares da própria comunidade, teve como foco a capacitação prática para o combate e o manejo da monilíase, uma doença que ameaça severamente as plantações de cacau e cupuaçu na região.

A ação integra o Projeto Monilíase do Cacau - Alto Solimões, uma iniciativa estratégica do Senar Amazonas que visa conscientizar e preparar os produtores rurais dos Municípios do Alto Solimões através de capacitações dedicadas à prevenção da Monilíase e seus graves danos causados às lavouras de Cupuaçu e Cacau nestas regiões. O projeto que já atendeu o Município de Benjamin Constant em uma ação realizada no mês de setembro, também realizará uma nova ação no município de Atalaia do Norte no mês de novembro. As ações buscam disseminar informações cruciais e técnicas eficazes para mitigar a propagação do fungo, garantindo a sustentabilidade da produção e a renda dos agricultores locais.


Durante o evento, os participantes receberam informações valiosas por meio de palestras técnicas. Jânio de Amorim, instrutor do Senar/Am, abordou o histórico da doença, seus principais sintomas e os impactos socioeconômicos , enquanto Glauco Siqueira, Gerente da ADAF em Tabatinga, detalhou o trabalho da agência na prevenção e educação sanitária no Alto Solimões.

O ponto alto do Dia de Campo foi a aplicação prática do conhecimento. Os agricultores foram a campo para uma visita técnica em uma área de plantio, onde aprenderam a identificar a monilíase nos frutos de cacau e cupuaçu. Além disso, participaram de uma demonstração de poda drástica em plantas afetadas e da correta preparação e aplicação de uma solução de ureia para o tratamento dos frutos doentes coletados, medidas essenciais para o controle da doença.


A realização de ações como o Dia de Campo é um pilar fundamental da atuação do Senar Amazonas. Levar o conhecimento diretamente ao produtor, através de aulas práticas, permite uma absorção muito mais eficaz do conteúdo técnico. Capacitar estes agricultores não apenas protege suas fontes de renda, mas também fortalece toda a cadeia produtiva do cacau e do cupuaçu no estado, contribuindo para o avanço do setor agropecuário amazonense de forma competitiva e sustentável.


Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM
Contato: comunicacao@faea.org.br
Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: @sistemafaeasenar
Facebook: Sistema Faea-Senar/AM

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h