No dia 28 de novembro, o Senar Amazonas, em parceria com o Sindicato Rural de Presidente Figueiredo, promoveu ações direcionadas para produtores rurais atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), de Manaus (Bairro Puraquequara e Ramal do Pau Rosa) e Presidente Figueiredo. As ações foram realizadas nas Comunidades Boa Esperança e Jardim Floresta, em Presidente Figueiredo.
A primeira ação foi um ‘Dia de Campo’, na Comunidade Boa Esperança, que abordou temas relacionados à olericultura e à avicultura, cadeias produtivas desenvolvidas pelos produtores rurais participantes. A superintendente do Senar Amazonas, Jeyn’s Alves, esteve presente na abertura do evento, juntamente com equipe técnica da instituição.
“Hoje tivemos o nosso Dia de Campo, voltado para duas cadeias produtivas: olericultura e avicultura. Promovemos um intercâmbio entre produtores da cidade de Manaus e o município de Presidente Figueiredo, na comunidade Boa Esperança. Tivemos, além dos conhecimentos teóricos, um momento prático em que se falou das cadeias produtivas”, disse a superintendente do Senar-AM, Jeyn’s Alves.
Também participaram da abertura do evento, o presidente do Sindicato Rural de Presidente Figueiredo, Leonardo Mississipe, e o presidente da Comunidade Boa Esperança, Assis.
O Dia de Campo contou com três estações: produção de mudas e implantação, manejo e tratos culturais em olericultura e orientações sobre cuidados básicos em aves. Foi realizada também uma visita guiada ao Sítio Matheus, do produtor rural atendido pela ATeG, Felipe Matheus Freitas, que se dedica à cadeia produtiva de olericultura. As estações foram conduzidas pela engenheira agrônoma Maria Gabriela e pela médica veterinária, Nicoly Carolina.
Visitas Técnicas
No mesmo dia, a superintendente do Senar-AM, Jeyn’s Alves e equipe técnica da instituição, além do presidente do Sindicato Rural de Presidente Figueiredo, Leonardo Mississipe, realizaram duas visitas técnicas a produtores rurais da cadeia produtiva de Olericultura atendidos pela ATeG, no município.
Foram visitados o Sítio Matheus, do produtor rural, Felipe Matheus Freitas, que trabalha com foco no cultivo de pimenta de cheiro na Comunidade Boa Esperança e o Sítio do James, na Comunidade Jardim Floresta, do produtor rural James Correia, que cultiva principalmente pimentão e cheiro verde. Os produtores são acompanhados pelo técnico de campo, Anilson Bastos que esteve presente nas visitas.
“Nas visitas técnicas pudemos observar a prática do dia-a-dia da metodologia da ATeG como também os primeiros resultados, oriundos das primeiras visitas dos técnicos de campo. Esses produtores visitados iniciaram em agosto deste ano no nosso programa de ATeG, dentro do projeto de ATeG Total, que é um projeto nacional, trazendo mais resultados e mais um grupo a ser assistido no município de Presidente Figueiredo”, complementou Jeyn’s Alves.
ATeG
A ATeG é um modelo inédito de prestação de serviços de assistência técnica continuada, fundamentada em 5 passos: Diagnóstico Produtivo Individualizado, Planejamento Estratégico, Adequação Tecnológica, Capacitação Profissional Complementar e Avaliação Sistemática de Resultados.
Desenvolvidos com foco na implantação de um modelo de operação e gestão das propriedades rurais, englobando todos os processos da cadeia produtiva, possibilitando a realização de ações efetivas, nas áreas econômica, social e ambiental, e nos processos de gestão de negócio, visando proporcionar a evolução socioeconômica da família e da comunidade.
Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM
ascom@senar-am.org.br
https://www.facebook.com/Faea.Senar/
@sistemafaeasenar