Com o objetivo de desenvolver a equipe de instrutores credenciados para os desafios da educação online, o Senar Amazonas promoveu o treinamento sobre as técnicas motivacionais de abertura de aulas online. Cerca de 20 educadores participaram da atividade, ministrada pelo pedagogo, Gladyston Stival.
Em 8 horas de treinamento, foram discutidas práticas de como apresentar os conteúdos em ambiente virtual, considerando aspectos de engajamento, motivação, perfis de alunos e métodos de ensino e aprendizagem.
O palestrante propôs uma reflexão sobre o futuro da educação e do instrutor em meio às mudanças e avanços tecnológicos, com o mundo cada vez mais digital. Os participantes debateram o impacto do ensino híbrido e da necessidade dos profissionais de educação se adaptarem ao uso dos recursos tecnológicos e digitais, especialmente, com o crescimento das aulas online. Nesse sentido, os instrutores do Senar compartilharam suas percepções sobre o ensino híbrido como uma das tendências que veio para ficar.
Por meio de uma série de atividades dinâmicas e práticas, o instrutor Gladyston Stival mostrou a importância da comunicação, da clareza e da objetividade durante as aulas e no repasse de informações, já que o ambiente virtual tem desafios e peculiaridades.
Educação Digital na estratégia do Senar
Desde o início da pandemia de COVID-19, o Senar Amazonas adaptou suas atividades para o modelo remoto, com uma série de atividades de educação online e à distância. Atualmente, tem desenvolvido inclusive, cursos em modelo híbrido, em parte presencial e online.
Segundo a superintendente Jeyn’s Alves, o formato de cursos híbridos deve fazer parte das opções oferecidas pelo Senar-AR/AM. “As primeiras experiências que tivemos nesta modalidade foram interessantes e percebemos que é possível colher o melhor de cada um deles.”, avalia.
Atualmente, a instituição está retomando suas atividades presenciais, mas com turmas pequenas, com no máximo dez (10) participantes para manter o cumprimento às medidas de isolamento.
Uma boa aula vai além da tecnologia
O conteúdo programático do treinamento incluiu também aspectos teóricos e didáticos que são importantes de serem considerados no processo de ensino-aprendizagem, entre eles a compreensão do comportamento das gerações e a forma como as pessoas aprendem.
A necessidade de ter empatia e saber identificar o perfil dos alunos, por meio de uma avaliação diagnóstica antes das aulas também foram dicas repassadas para os instrutores. Outros aspectos reforçados no treinamento foram a preparação da aula e a definição de atividades de experiências que favoreçam o aprendizado ativo dos estudantes.
O instrutor do Senar/AM, Djalma Jacauna, que participou do treinamento, destacou que a iniciativa do Senar é fundamental para a adaptação dos instrutores. “O que mais gostei no treinamento foi a forma como ele abordou o assunto e aplicou ao mesmo tempo enquanto ensinava, deixando claro com exemplos práticos. Ter um olhar mais atento e crítico quanto ao aluno neste ambiente remoto, saber identificar o perfil e de como cativá-los e motivá-los foram os pontos principais para mim”, ressaltou o instrutor.