Senar Amazonas leva saúde e conhecimento ao homem e mulher do campo em Rio Preto da Eva

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-AR/AM) realizou, no dia 27 de junho, um evento abrangente no município de Rio Preto da Eva, unindo ações de Saúde Preventiva para a comunidade rural e um "Dia de Campo" focado em boas práticas de piscicultura. A iniciativa faz parte do calendário anual de ações e o compromisso da instituição com o desenvolvimento e bem-estar das populações do campo no Amazonas.

Saúde e bem-estar para a comunidade rural

As atividades voltadas para a saúde ocorreram na Unidade Básica de Saúde (UBS) Manoel Rumão, localizada no Km 135 da Rodovia AM 010 e faz parte do Programa de Promoção Social do Senar. A comunidade teve acesso a uma ampla gama de serviços e atendimentos. Foram oferecidas consultas médicas com clínico geral, odontologia, fisioterapia e psicologia. A equipe de enfermagem realizou aferição de pressão arterial (P.A), dosagem de glicemia, peso e altura. Também foram disponibilizados exames como testes rápidos para HIV, TRS, anti-HCV, HBsAg e Anti-HCV, além de exames laboratoriais como gota espessa (malária) e leishmaniose. A população também teve acesso a vacinação e dispensação medicamentosa, além de agendamentos para laqueadura, vasectomia e implementação de DIU. No total, foram realizados 243 atendimentos, superando a meta de 100 atendimentos.


Para o conforto dos participantes, foram servidos café da manhã e almoço no local. O evento também pensou no lazer e bem-estar, com um "Espaço Kids" que ofereceu pintura, desenho e sessão de cinema, e serviços de beleza como corte de cabelo feminino, barbeiro, design de sobrancelhas e spa facial.


Palestras importantes integraram a programação de saúde, abordando "Mitos e Verdades sobre a Saúde do Homem" e "A importância da devolução das embalagens vazias de defensivos agrícolas". A solenidade de abertura contou com a presença do Presidente do Sistema FAEA/Senar, Muni Lourenço; do Superintendente Adjunto do Senar, Marcos Pinheiro; do Presidente do Sindicato Rural do município, Eduardo Castelo; do Representante da comunidade, Antônio Bento; da enfermeira de família e representante da Secretaria Municipal de Saúde, Andreza Cezar; do Cirurgião Dentista e representante do Exército, Dr. Luiz Cláudio; e do Vereador Oséias Paulo, presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social. Uma entrega simbólica de kits aos participantes marcou a abertura. O evento contou com a parceria da Prefeitura de Rio Preto da Eva e do Exército Brasileiro.


Dia de Campo: Foco na piscicultura e inovação

Simultaneamente às ações de saúde, o Sítio do Antônio, de propriedade do produtor rural Antônio Rocha, sediou o Dia de Campo voltado para a cadeia de Piscicultura. Localizado na Rodovia AM 010, Km 114, Ramal Casa Branca, Km 3,0, o evento abordou "Boas Práticas de Criação de Peixe”.

O Presidente do Sistema FAEA/Senar, Muni Lourenço, destacou a relevância do município de Rio Preto da Eva como referência na piscicultura no estado do Amazonas. Ele ressaltou que o Dia de Campo é uma forma eficaz de transferir informações para os produtores assistidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Lourenço afirmou que os técnicos de campo do SENAR, altamente qualificados e atualizados, repassam informações teóricas e práticas em propriedades assistidas, oferecendo "informações muito preciosas para o dia-a-dia de cada empreendimento da piscicultura" e promovendo "a mais alta eficiência possível dos resultados" para os produtores. Para ele, o sucesso da atividade "confirma cada vez mais o grande poder de transformação e de avanço técnico que o SENAR e a ATeG vêm promovendo no Amazonas."


Os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar três estações temáticas:

Estação 01 – Os indicadores e aplicativo: O palestrante e técnico de campo, Paulo Amaral, abordou planejamento e estratégias de atividades de produtores, acompanhamento do aplicativo Conecta Produtor, controle de receitas e despesas, e análise de resultados.

Estação 02 - Métodos de Biometria: A palestrante Nayana de Souza focou na integração produtiva (piscicultura + agricultura/pecuária), estratégias para alevinagem, recria e engorda, cuidados no planejamento da biometria, quantidade de peixes amostrados e índices de desempenho produtivo.

Estação 03 - Análise da condição de Saúde: Com o palestrante Wallacy Cavalcante, foram abordados protocolo preventivo básico, vazio sanitário e reforço imunológico via alimentação, além de monitoramento e prevenção de doenças.

Senar Amazonas leva saúde e conhecimento ao homem e mulher do campo em Rio Preto da Eva

O presidente do Sindicato Rural do município, Eduardo Mota, enfatizou a importância da parceria entre os sindicatos, produtores, prefeitura e a Federação da Agricultura/SENAR para o desenvolvimento local. Ele sublinhou que essa colaboração "traz conhecimento, tecnologia e produtividade para os nossos produtores", o que contribui para "melhorar de vida e ter sucesso na sua produtividade". Eduardo Mota também expressou sua gratidão ao Sistema FAEA/SENAR.

O Dia de Campo também contou com uma palestra sobre a “Arrecadação e sua importância - Tributação Rural e Previdência Rural", ministrada pelo assessor especial e coordenador da Arrecadação, Juan Mario Guzman Daza. Na abertura do Dia de Campo, além da gestão presente, contou também com a presença do produtor Antônio Rocha e do Gerente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), José Maria Frade Junior. Uma entrega simbólica de kits aos produtores também foi realizada.


Visitas técnicas e apoio aos produtores

A programação incluiu visitas técnicas a propriedades rurais assistidas pelo SENAR-AR/AM por meio do Projeto ATeG Total. O Sítio Antônio, do produtor Antônio Rocha, também com foco na piscicultura, foi uma das propriedades visitadas. Outra propriedade que recebeu visita técnica foi o Sítio Lugar da Benção, da produtora Roseina Braga, focada na cadeia de piscicultura. Ambas as propriedades estão sendo assistidas há 7 meses pelo projeto.

A produtora Roseína Braga Carlos, de 62 anos, relatou sua experiência no início da produção de tambaqui e a importância do apoio técnico. Ela mencionou que sua primeira produção de tambaqui curumim foi há dois anos, seguida de um investimento maior, com 28 mil peixes, visando a produção para restaurantes com peixes de três quilos e meio. Roseína explicou que, por não ter acompanhamento técnico, encontrou no Senar um suporte fundamental, que trouxe "conhecimento" e "técnica". A produtora destacou que o Senar a ajudou a superar dificuldades e até mesmo uma "crise" recente, quando uma contaminação da água ameaçava seus 10 mil peixes em um tanque. Ela elogiou a rápida intervenção do técnico de campo da instituição, que, com orientações precisas sobre suspensão da alimentação e uso de sal e gesso, conseguiu reverter a situação, resultando na recuperação dos peixes, que voltaram a se alimentar normalmente. Ela finalizou expressando que a sua produção agora está “100%”.

O Senar Amazonas, com a realização deste evento, reforça seu papel fundamental no desenvolvimento rural, promovendo saúde, assistência técnica, conhecimento e capacitação para as comunidades do Amazonas.



Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM
Contato: comunicacao@faea.org.br

Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: @sistemafaeasenar

Facebook: Sistema Faea-Senar/AM

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h