Senar Amazonas dá as boas-vindas à primeira turma de bolsistas de Residência Agropecuária

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Amazonas (Senar Amazonas) celebrou, nesta terça-feira (03/02), o ingresso da primeira turma de bolsistas do Programa de Residência Agropecuária, referente ao Edital nº 003/2025. A iniciativa marca um novo capítulo na formação prática de profissionais do campo ao selecionar dez egressos de nível superior e de nível médio técnico, que passam a aprimorar suas competências por meio da imersão em ambientes reais de trabalho agropecuário.

O programa é fruto de uma parceria estratégica com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), responsável pelo lançamento da Residência Agropecuária em âmbito nacional. A proposta é capacitar profissionais recém-formados das Ciências Agrárias, aproximando o conhecimento técnico da realidade produtiva, com foco em resultados, inovação e gestão eficiente das propriedades rurais.

Em todo o país, foram selecionados 200 residentes, distribuídos em 21 Administrações Regionais do Senar, sendo 150 vagas para nível superior e 50 para nível técnico. Os bolsistas devem receber bolsa mensal de R$ 2,5 mil (nível superior) e R$ 1,5 mil (nível técnico), além de seguro de vida, durante o período do programa. A prova de conhecimentos foi realizada no dia 5 de outubro do ano passado, garantindo um processo seletivo criterioso e alinhado às exigências do setor.


No Amazonas, os sete residentes de Nível Superior em Agricultura e Pecuária e os três de Nível Médio/Técnico na área de Agricultura iniciam uma jornada intensa de aprendizado prático com duração de seis meses, acompanhando de perto a metodologia da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar. Segundo o gerente técnico do Senar Amazonas, Rodrigo Guimarães a residência permitirá que os participantes vivenciem todas as etapas do processo. “Esta é uma oportunidade de compreender na prática atividades como diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico da propriedade, adequação tecnológica e gerencial, capacitação complementar dos produtores e avaliação de resultados”, destacou.

Oportunidade

O egresso do curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Marcos Felipe, a residência será a primeira oportunidade de exercer a profissão, desde a conclusão da graduação. “Apesar de estar formado há mais de um ano, ainda não consegui exercer a profissão, então eu queria saber como dar os primeiros passos e esta é uma grande oportunidade”, comemorou.

O engenheiro agrônomo e técnico agrícola, Leonam Nascimento conta que a vida no campo, percorrendo as propriedades é sua paixão. “Gosto de estar no campo, de sol a sol. Não gosto de muito de ar-condicionado”, brincou.


O caso da recém-formada em Zootecnia e natural de Parintins, Rinara Barros não é diferente. Filha de produtores rurais, sua expectativa é aprender e poder compartilhar conhecimento. “Como uma das principais dificuldades do curso de Zootecnia é a falta de experiências práticas, eu vi o Senar como uma oportunidade de me aperfeiçoar e ter essa experiência no campo, mesmo já tendo família que trabalha com agricultura e pecuária”, disse.

Mais do que uma experiência profissional, a Residência Agropecuária se consolida como um instrumento de transformação do meio rural, ao formar profissionais preparados para atuar com visão técnica, gerencial e sustentável. Para o Senar Amazonas, o ingresso da primeira turma representa o fortalecimento do compromisso com o desenvolvimento do agro no estado, investindo em gente, conhecimento e futuro no campo.

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 07:30h às 12h / das 13h às 16:30h