Diante da necessidade de manter os serviços de formação e promoção social aos produtores rurais, contribuindo para o desenvolvimento dos empreendimentos agropecuários, o Senar Amazonas vem se reinventando e investindo na educação digital e na modalidade de ensino híbrido. Em junho, a instituição promoveu dois cursos semipresenciais de Olericultura (cultivo de legumes) nos municípios de Presidente Figueiredo e Itacoatiara, com atividades teóricas em formato remoto e práticas presenciais.
Em Itacoatiara, foi ofertado o curso de Olericultura básica, com carga horária de 24 horas. Já em Presidente Figueiredo, foi ministrado o curso de "Olericultura: frutos e sementes", com 20 horas de duração. Em cada turma, foram atendidos 8 produtores rurais, respeitando os protocolos de higiene, segurança e distanciamento.
Segundo Genícia Menezes, responsável pelo programa de Formação Profissional Rural (FPR), a experiência com a aplicação do ensino híbrido teve resultado positivo e satisfatório. "Apesar do desafio de adaptação, de acesso à Internet e de familiaridade com o uso de tecnologia por parte dos produtores, conseguimos atender a demanda e levar um conhecimento necessário para que eles aplicarem em suas propriedades. As aulas em ambiente virtual e presencial trouxeram ganhos e novas habilidades para todos", avalia.
De acordo com Jeyn's Alves, superintendente do Senar AR-AM, com a experiência deste modelo, a expectativa é que a partir deste semestre outros cursos sigam esta tendência. "Identificamos oportunidades de combinar os formatos de ensino. Sabemos que existe uma preferência natural pelo presencial até mesmo pelos desafios de acesso à Internet nos municípios do estado, mas acreditamos que as tecnologias podem aprimorar o ensino-aprendizagem", defende.
METODOLOGIA E SUPORTE TECNOLÓGICO
Com as restrições impostas pela pandemia, a modalidade de ensino online passou a ser intensificada no Senar. Somente em junho de 2021, como parte do programa FPR, foram realizados 10 cursos, sendo dois híbridos, e 3 webinários, com 56 participantes.
Para que a execução do curso de Olericultura em formato híbrido fosse possível, houve uma preparação e dedicação de tempo dos instrutores e equipe técnica do Senar para estruturação do cronograma do curso, com aplicação de recursos metodológicos, uso de ferramentas de comunicação e, principalmente, atividades dinâmicas para potencializar o aprendizado ativo dos participantes.
Entre as ferramentas utilizadas, destacam-se o Google Meet e o WhatApp, ferramenta de comunicação entre os produtores, instrutores e equipe Senar. Também foram utilizados recursos de vídeos, podcast e dinâmicas de aprendizagem para estimular o conhecimento e a interação dos estudantes.
A programação da aula presencial, que foi realizada no último dia do curso reforçou os conteúdos teóricos e permitiu aos produtores visualizarem as orientações direto no campo, podendo ser replicadas imediatamente nas propriedades rurais.
Para Nazide Bentes (52), da Associação Intercomunitária Grupo Esperança Orgânica (GEO), o curso foi muito importante e ensinou bases conceituais que os produtores não tinham. "Aprendemos a sistematização da Olericultura. A gente fazia no dia a dia, mas não sabia que tinha esse nome específico e que fazíamos parte de uma cadeia produtiva. O curso gerou conhecimento e empoderamento para os produtores”, comenta.
A produtora falou ainda dos desafios do ensino online na cidade e como superou os obstáculos. “Foi um pouco difícil porque aqui o sinal de Internet é ruim. Como estamos numa comunidade mista, que parte tem energia elétrica e outra parte não, providenciamos computadores para os produtores estudarem aqui na sede da Associação. Também tivemos acesso aos vídeos das aulas e isso ajudou a reforçar o conteúdo”, descreve.
Nazide conta ainda que já teve a oportunidade de participar de outros cursos do Senar e que isso contribui muito para a formação técnica e profissional dos produtores.
TENDÊNCIA - Desde a pandemia, com a paralisação dos serviços de educação nas escolas regulares e cursos de formação em geral, o uso do ensino online cresceu consideravelmente. O ensino híbrido é considerado a tendência do momento e o futuro da educação por especialistas do setor.
EVENTOS DE PROMOÇÃO SOCIAL
As atividades de promoção social do Senar incluem treinamentos, palestras e cursos com o objetivo de melhorar as condições de trabalho, técnicas de produção e produtos oriundos da área rural. Os cursos de formação profissional rural FPR são importantes para o aperfeiçoamento e atualização dos conhecimentos.
Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM
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