Senar AM participa do Encontro Nacional de Coordenadores da ATeG, em Brasília

Em alusão aos 10 anos da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), comemorados em 2023, o Senar promoveu nos dias 7 e 8 de março, em Brasília, o Encontro Nacional de Coordenadores da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), com o objetivo de discutir a metodologia do programa e temas como gestão e liderança. O encontro contou com a participação das Administrações Regionais de 25 estados e o Amazonas foi representado pelo engenheiro agrônomo e coordenador da ATeG no Estado, Rodrigo Guimarães.

Na terça (7), o grupo participou de discussões com a empresa que trabalhou a parte de desenvolvimento de gestão e liderança de equipes, e abordou o teste Quantum, ferramenta usada para identificar o perfil dos gestores e líderes com foco no autoconhecimento.


Na quarta (8), A diretora de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Andrea Barbosa, fez um balanço das ações promovidas nos 10 anos da metodologia e abordou as iniciativas que a entidade está desenvolvendo para ampliar os atendimentos e proporcionar melhores resultados para os produtores rurais.

"Nossa meta é contribuir para a formação de uma nova classe média rural nos próximos quatro anos. Para isso, vamos investir na preparação das equipes e ampliar o número de técnicos de campo, passando de seis mil para 10 mil em dois anos", ressaltou.

O Senar presta assistência técnica em 25 estados e no Distrito Federal, desenvolve 221 projetos em 31 cadeias produtivas e atendeu 226 mil propriedades rurais de 2013 a 2023.

No Amazonas, a ATeG já atendeu mais de 1,5 mil propriedades em 21 municípios amazonenses e já foram realizadas mais de 16 mil visitas técnicas. Em 2022, 49 turmas foram executadas ou estão em andamento até o momento. São 8 cadeias produtivas: fruticultura, olericultura, avicultura, bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, piscicultura e grãos e cereais.

Próximos passos

O diretor adjunto da ATeG, Eduardo Gomes de Oliveira, falou sobre os desafios para a Assistência Técnica nos próximos 10 anos e como ampliar as iniciativas para que o produtor gere renda e a produção de alimentos continue sustentável.

"Como produtos do Encontro Nacional de Coordenadores esperamos que as equipes de ATeG nos estados estejam mais integradas, capacitadas e motivadas a aumentarmos as ações com produtores, transformando ainda mais famílias com a Assistência Técnica e Gerencial", afirmou Oliveira.

O Senar pretende ainda realizar reuniões virtuais ao longo do ano com os coordenadores para elaboração de um manual de boas práticas da ATeG.

ATeG

A ATeG é um modelo inédito de prestação de serviços de assistência técnica continuada, fundamentada em 5 passos: Diagnóstico Produtivo Individualizado, Planejamento Estratégico, Adequação Tecnológica, Capacitação Profissional Complementar e Avaliação Sistemática de Resultados.

Desenvolvidos com foco na implantação de um modelo de operação e gestão das propriedades rurais, englobando todos os processos da cadeia produtiva, possibilitando a realização de ações efetivas, nas áreas econômica, social e ambiental, e nos processos de gestão de negócio, visando proporcionar a evolução socioeconômica da família e da comunidade.

Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM

*Com informações da Assessoria de Comunicação da CNA Brasil

Fotos: Wenderson Araujo/Trilux

ascom@senar-am.org.br

https://www.facebook.com/Faea.Senar/

@sistemafaeasenar

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h