
Manacapuru, AM – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-AM) deu início nesta semana a uma importante etapa do Programa Pró-Mudas, com a realização do primeiro evento de Formação e Atualização de Agentes. O encontro, que aconteceu no Sítio Katarina, em Manacapuru (AM), reuniu 16 instrutores e técnicos de campo que atuam diretamente com o homem do campo na região amazônica.
O evento contou com a presença do Superintendente do SENAR-AM, Jeyn's Alves, da Gerente Técnica, Fernanda Melo, e com a participação direta do SENAR Central, representado pelo Assessor Técnico Mateus Tavares e pelo Instrutor e Especialista Técnico Rubeni Santos, que conduziu a formação.
O Programa Pró-Mudas tem como objetivo central promover a produção e propagação de mudas de espécies nativas para o autoconsumo por produtores rurais, além de permitir que estes produtores adquiram autonomia para atender às exigências da legislação ambiental e suprir demandas de recomposição ou conservação em suas propriedades, além de contribuir com a adoção de sistemas produtivos integrados e agroflorestais.
O estado do Amazonas foi escolhido como polo para sediar as capacitações voltadas para todo o bioma Amazônia, reforçando sua posição estratégica. A natureza interestadual do evento foi evidenciada pela participação de profissionais de diversos estados abrangidos pelo bioma Amazônia, entre eles os estados do Amazonas (4), Pará (4), Acre (4), Amapá (2) e Roraima (2).
A programação do treinamento foi intensa, mesclando teoria e prática, os participantes aprofundaram seus conhecimentos em temas essenciais como a legislação de viveiros, tipos de frutas e sementes, além de técnicas de coleta, beneficiamento e armazenamento. A metodologia do programa culminou com a aula prática de construção de uma Unidade Demonstrativa (UD) de viveiro na própria propriedade rural, consolidando o aprendizado de forma aplicada.
"O Programa Pró-Mudas é muito importante para consolidar a conciliação da produção agropecuária e a sustentabilidade ambiental em nosso Estado e Região e isso será potencializado através da Ateg do Senar", declarou o Presidente do Sistema, Muni Lourenço.
Esta é a primeira de uma série de seis capacitações que visam treinar cerca de 90 profissionais em todo o Brasil. Esses profissionais atuarão como multiplicadores, e levarão as técnicas aprendidas aos produtores rurais e auxiliarão na implantação de novos viveiros. A ação reforça o compromisso do Sistema FAEA/SENAR/FUNDEPEC-AM com o desenvolvimento de um agronegócio cada vez mais sustentável e produtivo no estado e em toda a Amazônia.
Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM
Contato: comunicacao@faea.org.br
Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: @sistemafaeasenar
Facebook: Sistema Faea-Senar/AM