
Manaus (AM) – Em um movimento estratégico para o fortalecimento do agronegócio amazonense, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-AR/AM) e o Sistema de Organização das Cooperativas do Brasil no Amazonas (OCB/AM) assinaram, nesta terça-feira (16), três importantes Termos de Cooperação Técnica. A iniciativa visa levar a metodologia de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) para produtores rurais organizados em cooperativas nos municípios de Codajás, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.
A formalização da parceria ocorreu na sede do Sistema FAEA/SENAR e foi conduzida pelas principais lideranças do setor. Pelo SENAR-AR/AM, o acordo foi selado pelo Presidente do Conselho, Muni Lourenço Silva Júnior, e pela Superintendente, Jeyn's Martins Alves. A representação do Sistema OCB/AM ficou a cargo de seu Presidente, Petrúcio Pereira de Magalhães Júnior.
A presidência do Sistema FAEA/SENAR-AM ressaltou que a união de esforços é o caminho para o desenvolvimento sustentável do setor. A parceria é vista como um marco que une a expertise técnica do SENAR com a força organizacional da OCB, potencializando o trabalho das cooperativas para melhorar a produtividade e a renda dos produtores.
A Superintendência do SENAR-AM, por sua vez, será responsável pela execução e gestão dos acordos, garantindo a aplicação da metodologia da ATeG. O objetivo é oferecer gestão de qualidade e acompanhamento técnico contínuo por meio de equipes credenciadas, assegurando que o produtor cooperado tenha as ferramentas necessárias para prosperar.
Da mesma forma, a presidência da OCB/AM destacou que a cooperação fortalece o modelo de negócios cooperativista. A aliança com o SENAR é vista como um impulso fundamental para que as cooperativas se tornem mais competitivas e eficientes, beneficiando diretamente o produtor na ponta.
As cooperativas beneficiadas e seus representantes, que também assinaram os termos, são peças-chave para o sucesso da iniciativa. Cada uma atuará em cadeias produtivas estratégicas para suas regiões:
Cooperativa Agropecuária de Codajás: Representada por seu presidente, Francisco da Silva Dantas, focará na cadeia da Fruticultura em Codajás.
COOPAQUAM (Cooperativa dos Aquicultores do Estado do Amazonas): Representada por seu presidente, Olavo Joaquim Fernando de Campo Rolim, concentrará os esforços na Piscicultura em Rio Preto da Eva.
CPU - UATUMÃ (Cooperativa Agroindustrial de Produtores do Projeto Uatumã): Representada por seu presidente, José Reginaldo Pereira Borges, trabalhará com a Fruticultura no município de Presidente Figueiredo.
Com vigência por dois anos, os acordos preveem o atendimento de até 30 propriedades rurais por cooperativa, garantindo um acompanhamento técnico e gerencial que visa não apenas o aumento da produção, mas também a melhoria da gestão e a sustentabilidade dos negócios rurais.
Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM
Contato: comunicacao@faea.org.br
Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: @sistemafaeasenar
Facebook: Sistema Faea-Senar/AM