Segurança no campo: importância de conhecer os riscos e formas de prevenção

Segurança no campo: importância de conhecer os riscos e formas de prevenção

Se nas atividades laborais nas zonas urbanas é um desafio manter um ambiente seguro e livre de acidentes, imagina no campo, onde as áreas são distantes, as atividades muitas vezes manuais e a fiscalização raramente ocorre. Ciente desta realidade e da necessidade de contribuir com informações que estimulem as práticas de trabalho em conformidade com as legislações e normas regulamentadoras, o Senar Amazonas realiza diversas ações de Promoção Social em formato presencial e online.

Uma das mais recentes foi o webinar com o tema "Acidentes no campo: conheça fatores de risco e formas de prevenção", apresentado pelo instrutor Antônio Marcos de Oliveira, tecnólogo em Gestão Ambiental, que falou sobre principais riscos e causas de acidentes, legislações aplicáveis, ergonomia, manutenção de máquinas agrícolas e tecnologias que favorecem a segurança do trabalhador rural.

As estatísticas de segurança do trabalho no Agronegócio sinalizam a importância de abordar a questão. Somente em 2010, problemas de ergonomia afastaram mais de 77 mil trabalhadores do campo. E os dados de 2017, do Anuário Estatístico de Acidentes do Trabalho (AEAT) indicam a ocorrência de mais 12.292 acidentes notificados em atividades de agricultura, pecuária e serviços relacionados, o que representa 3,6% dos 340.229 registrados naquele ano. E os dados de evolução de acidentes no setor, mostram um decréscimo de acidentes que sugerem a subnotificação.

Segundo a supervisora técnica, Rafaely Lameira, diante de todos riscos existentes no meio rural, levar informações específicas que podem facilitar o dia a dia e evitar riscos é essencial. "A segurança é uma obrigação tanto do empregador quanto dos empregados. Para as duas partes há deveres e direitos. Então, envolve gestão eficiente, segurança com transporte, ergonomia, as posturas que os trabalhadores desenvolvem suas atividades", comenta.

Principais tópicos do Webinar

Impactos da insegurança: alto custo por tratamento médico, perdas de produção, indenizações, danos ao maquinário, atrasos

Principais riscos:

  • físicos e mecânicos: máquinas agrícolas e ferramentas e uso de animais durante o trabalho
  • biológicos: partículas de grãos, agentes infecciosos, detritos de origem animal e pólen
  • organizacionais: tensão, sobrecarga, ritmo intenso de trabalho

Obrigações: aplicação da NR 31, que é a principal norma regulamentadora referente ao serviço especializado em Segurança e Saúde no Trabalho Rural, incluindo agricultura, pecuária, silvicultura, aquicultura e exploração florestal. Estabelece as medidas de controle, tais como fornecimento de EPIs adequados, programas de prevenção de acidente entre outros

Desafios de Ergonomia e Segurança nas atividades agropecuárias

Pela natureza das atividades desenvolvidas no campo, em geral repassadas de pais para filhos, é fácil observar posturas inadequadas e com alto potencial de causar lesões. E, durante o webinar, foi apresentada a importância da adequação postural para um trabalho de qualidade e que favoreça a saúde do trabalhador. Neste sentido, uma questão debatida pelos participantes foi a realidade de mulheres da região amazonense que trabalham no descascamento da mandioca nas casas de farinha.

Materiais educativos do Sistema CNA/Senar

Para prevenir lesões e acidentes que geram incapacidade para o trabalho, o Senar Amazonas disponibiliza orientação por meio de treinamentos e materiais educativos.

Segundo a gerente técnica, Danielle Garcia, a instituição oferece um leque de treinamentos visando a melhoria da qualidade de vida e condições de trabalho dos produtores rurais. "No calendário de Promoção Social, essas temáticas estão bem presentes na programação. Somente no mês de junho foram realizados treinamentos em Rio Preto da Eva e em Itacoatiara. Teremos ações de educação postural no campo, prevenção de acidentes, melhoria da qualidade de vida no meio rural, higiene, manipulação e conservação de alimentos, especialmente em tempos de pandemia", descreve.

Mas, não para por aí, o Sistema CNA/Senar dispõe de coleção de cartilhas e vídeos educativos que abordam o tema de segurança, agrotóxicos, controle de fogo, legislações, inclusive a NR 31, saúde e prevenção. Todos os materiais podem ser acessados por meio do aplicativo ou site.

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h