Premiados pelo Senar, Produtor Rural, Antônio da Silva e Técnica de Campo, Priscilla Pacheco representam o Amazonas, na Edição de 2022 do Prêmio ATeG – Gestão e Resultado

Nesta terça-feira (13), a equipe do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) no Amazonas celebrou uma grande vitória. O produtor de hortaliças, Antônio da Silva, atendido pelo programa no município de Boca do Acre, no sul do Amazonas, foi um dos cinco produtores rurais agraciados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) com o prêmio ATeG Senar 2022 – Gestão e Resultado. Esta foi a primeira vez que o Amazonas, e a Região Norte, tiveram representantes entre os contemplados pelo Prêmio.

Antônio foi premiado na categoria Olericultura pelos resultados que apresentou com a aplicação do programa. Ele recebeu um kit de energia solar completo e um microtrator como premiação. A técnica de campo, Priscilla Pacheco dos Santos, que prestou assistência a Antônio durante os primeiros dois anos do programa, também teve seu trabalho reconhecido e foi premiada com um notebook de última geração.

A premiação que foi realizada na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) avaliou, como critérios classificatórios, as propriedades de acordo com a adoção de boas práticas agropecuárias, desenvolvimento profissional do produtor e colaboradores, promoção da sucessão familiar, desempenho produtivo/gerencial e melhoria na qualidade de vida.


“Aprender é essencial para a adoção de tecnologia no campo. Para isso é preciso levar esse conhecimento aos produtores e é isso que o Senar faz. A intenção é levar assistência técnica e gerencial a 400 mil produtores até o terminar nossa gestão”, afirmou o presidente Do Sistema CNA/Senar, João Martins.

De acordo com o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, a assistência técnica e gerencial foi desenhada para que o produtor tenha renda na sua propriedade. O Senar já atendeu mais de 200 mil produtores rurais em todo o País em mais de 20 cadeias produtivas.

“Esse é o principal objetivo. Só se tem renda com aumento de produtividade e redução de custos. E, para isso, só tem uma solução: aplicação de tecnologia com técnicas de gestão. Nesse prêmio, tivemos uma série de exemplos, quase todos pequenos produtores, que mostraram que é possível gerar renda. Então, a ideia do prêmio é reconhecer o esforço do técnico e o trabalho do produtor rural”.

Outros quatro produtores das cadeias produtivas da bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, fruticultura e ovinocultura de corte também foram contemplados na ocasião representando os estados de Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Bahia, respectivamente.

Amazonas em destaque


A produção de hortaliças de Antônio da Silva em Boca do Acre (AM) teve um aumento de mais de 620% com a assistência técnica e atendimento da técnica de campo Priscilla Pacheco dos Santos.

O produtor, que começou com uma casa de vegetação (estrutura para desenvolvimento das plantas), passou para cinco e a produção de 25 para 180 maços de folhosas por semana.

Com os resultados, Silva resolveu diversificar e começou a produzir também couve, rúcula, pepino, abóbora, entre outros, possibilitando a ampliação da renda e do mix de produtos ofertados.

“Para mim foi uma surpresa, porque eu não tinha conhecimento quando comecei a plantar. Estava desacreditado e hoje passamos a ter orgulho da nossa atividade. Eu e minha família estamos orgulhosos e felizes e agradecemos à ATeG e ao Senar por isso,” afirmou Silva.

Primeiro ciclo


O presidente do Sistema Faea Senar Fundepec/AM, Muni Lourenço, que realizou a entrega dos prêmios para o produtor e a técnica de campo, destacou a importância do reconhecimento e do programa que está encerrando seu primeiro ciclo de atividades no Estado (2 anos) e já colhe resultados como este e muitos outros.

“Estamos cada vez mais fortalecendo a ATeG em nosso Estado, com resultados que são extremamente positivos e a premiação do Antônio e da Priscilla orgulham o Amazonas e motivam ainda mais o trabalho do Senar Amazonas”, destacou Lourenço.

Além dos homenageados do Amazonas, também estiveram presentes na premiação, a superintendente do Senar-AR/AM, Jeyn’s Martins Alves, a gerente técnica do Senar-AR/AM, Danielle Garcia, o Coordenador da ATeG no Amazonas, Rodrigo Guimarães e o presidente do Sindicato Rural de Boca do Acre, Dilermando Lima.

Números

A ATeG já atendeu 1.522 propriedades em 21 municípios amazonenses e já foram realizadas mais de 16 mil visitas técnicas. Este ano, 49 turmas foram executadas ou estão em andamento até o momento. São 8 cadeias produtivas: fruticultura, olericultura, avicultura, bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, piscicultura e grãos e cereais.

Noite de premiações

O evento também teve a participação da diretoria da CNA, de presidentes das Federações de Agricultura e Pecuária, superintendentes das Administrações Regionais do Senar, ministros, parlamentares e representantes do governo.

“O prêmio é uma consagração dos resultados da ATeG durante o ano. É um reconhecimento do produtor de todo o empenho que ele tem, tanto com a parte técnica quanto gerencial”, destacou ainda, a diretora de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, Andrea Barbosa que realizou a entrega dos prêmios junto com presidentes das Federações.

Além do Prêmio ATeG Senar 2022 – Gestão e Resultado, a noite contou com outras duas premiações: CNA Agro Brasil 2022 e CNA Brasil Artesanal 2022 – Edição Cachaça de alambique.


Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM

*Com informações da Assessoria de Comunicação CNA

Fotos: Wenderson Araújo

ascom@senar-am.org.br

https://www.facebook.com/Faea.Senar/

@sistemafaeasenar


Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h