Papo Jovem: em palestra, Senar Amazonas debate importância da resiliência com estudantes do Programa de Aprendizagem

Papo Jovem: em palestra, Senar Amazonas debate importância da resiliência com estudantes do Programa de Aprendizagem

Estudantes do Programa de Aprendizagem do Senar Amazonas participaram da primeira de uma série de palestras denominadas de "Papo Jovem", um evento interativo em formato online, exclusivamente para dialogar sobre assuntos gerais que complementam a formação técnica. Com o tema "Encontros e desencontros em meio a pandemia: que jovem eu sou nessa situação?", os aprendizes ouviram dicas sobre a importância da resiliência, em um debate com Fernanda Miranda, que é especialista em docência para Ensino Profissional e mestranda do IFAM.

Por meio de atividades interativas e com uso de jogos online, os estudantes comentaram como a pandemia trouxe novas percepções sobre eles mesmos e a necessidade de adaptação ao estudo online e novas formas de interação social, inclusive. Depois de refletir sobre comportamentos, os 35 jovens formaram nuvens de palavras, que ilustrou como eles estão encarando o momento.

Geovana Souza, da turma de Aprendizagem em Administração Rural, comentou que gostou muito da palestra e que a discussão foi importante. "Eu ainda não tinha parado pra pensar sobre tudo isso, não tinha parado pra observar sobre as coisas que mudaram em mim, na minha casa, no meu convívio com a família, amigos e meus próprios pensamentos. Aprendi a dar mais valor a certas coisas, a ter mais resiliência, respeito e paciência. Com a pandemia eu me readaptei, com as aulas remotas e o trabalho a distância, tive que aprender a me reorganizar sobre as tarefas, tanto domésticas como profissionais", comenta a jovem.

De acordo com Ana Pimenta, analista pedagógica e responsável pelo Programa de Aprendizagem no Senar Amazonas, a proposta do Papo Jovem é incluir na grade do curso temas transversais e tanto o Senar, como entidade formadora, quanto a Jayoro, tem um momento mensal para debater sobre o aprendizado e apoiar também na formação social.

"Em todas as turmas, as atividades de troca e socialização são sempre construtivas. Ainda mais atualmente, devido ao isolamento e ao cenário de aulas remotas, este tipo de ação tem impacto muito positivo, porque é o momento descontraído e de conexão com os jovens e suas realidades", avalia.

A próxima edição do "Papo Jovem", no mês de julho, vai tratar sobre rotinas e ambientes de estudo em plena pandemia: nova forma de estudar, e os estudantes já estão com boas expectativas de aprendizado com o evento.

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h