O Senar promoveu, entre os dias 27 e 29 de outubro, em Brasília, o 2º Encontro da etapa nacional da 5ª Edição do Programa de Desenvolvimento de Lideranças CNA Jovem. Os jovens Anne Tamer, de Itacoatiara e Rafael Luckwu, de Manaus, foram os representantes do Amazonas durante o evento.
Ao todo, 88 participantes de 24 estados e do Distrito Federal passaram três dias desenvolvendo as iniciativas que começaram nas atividades online e no primeiro encontro, realizado em agosto.
A programação começou na sexta (27), com a chegada dos jovens no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) e com um bate-papo com os egressos do programa e atuais presidentes da Comissão Nacional das Mulheres do Agro, Stéphanie Ferreira, e de Novas Lideranças, Paulo Rogério de Souza.
Na sexta, também tiveram um momento para integração social intitulada “Sabores do Agro do Brasil”, com a degustação de produtos regionais de cada estado participante.
No sábado (28), os jovens participaram de palestras sobre comunicação digital e mídias sociais com os especialistas Rafael Kiso, fundador da plataforma de gestão de redes sociais mLabs, e Douglas Monteiro, CEO da Conteúdo Urbano, produtora de conteúdo digital.
Eles falaram sobre a importância das comunidades nas redes sociais. Para Douglas Monteiro, o CNA Jovem é uma comunidade unida que pode tornar o agro mais forte. Rafael Kiso reforçou que comunidade significa colaboração e contribuição e afirmou que ter seguidores não significa ter uma comunidade.
Os participantes também acompanharam uma gravação do podcast do Sistema CNA/Senar ‘Ouça o Agro’, com os especialistas Rafael Kiso e Douglas Monteiro, e mediação da chefe da Assessoria de Comunicação do Sistema, Cecília Kobayashi.
Também no sábado, os jovens conheceram a plataforma digital Senar Play, com palestras da diretora de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do Senar, Janete Lacerda, e da diretora adjunta da DEPPS, Ana Angela Medeiros.
Eles tiveram ainda oficinas sobre "Planejamento da Iniciativa" e "Como lidar com opositores, sem transformá-los em inimigos".
No domingo (29), os jovens deram continuidade às oficinas e participaram de dinâmicas em grupo, além de discutirem como lidar com as emoções no exercício da liderança.
Aprendizados
Rafael Luckwu de Sousa, representante do Amazonas, também relatou seu aprendizado com o CNA Jovem."Estou aprendendo muitas habilidades de trabalho em equipe, encontrando especialistas na área da comunicação e aprendendo como me comunicar com os produtores rurais. No primeiro dia de evento fiz uma pergunta para o Paulo e a Estéfane sobre liderança e um aprendizado que consegui captar após ouvir a jornada deles como líderes pós CNA Jovem é que os grandes líderes atuais são os mesmos do início de suas jornadas, mas com escolhas diferentes como a persistência".
“Estou extremamente contente por representar meu estado”, disse Anne Tamer, de Itacoatiara, também representante do Amazonas. Ela conta que teve a oportunidade de aprimorar habilidades de trabalho em equipe, interagir com renomados especialistas na área da comunicação e aprender estratégias eficazes de comunicação com os produtores rurais. “O conhecimento adquirido é fundamental, uma vez que nos capacita a desmistificar as falsas informações que têm sido propagadas em nosso setor agrícola”, avaliou.
A 5ª edição do CNA Jovem iniciou em novembro de 2022 com etapas estaduais e atividades online. O próximo encontro acontece em dezembro e a etapa final está prevista para o início do próximo ano.
Para mais informações sobre o programa, acesse: www.cnajovem.org.br .
Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM
*Com informações da Assessoria de Comunicação da CNA
ascom@senar-am.org.br
https://www.facebook.com/Faea.Senar/
@sistemafaeasenar