Investimento em formação profissional no agronegócio é aposta para se destacar no mercado

Investimento em formação profissional no agronegócio é aposta para se destacar no mercado

As oportunidades no agronegócio não pararam, mesmo durante a pandemia. Aliás, só cresceram. E quem busca desenvolvimento, encontra espaço e oportunidades no agro. É com foco em se manter atualizado no mercado que Juan Guzmán Daza, assessor especial do Senar Amazonas, decidiu fazer o curso de Agronegócio, modalidade EAD da Faculdade CNA.

Juan tem formação em diversas áreas - entre elas ciências sociais, economia e administração de empresas - e conta que sempre foi um sonho estudar engenharia agronômica, o que não tinha sido possível realizar até agora. A escolha pelo curso de Gestão do Agronegócio da Faculdade CNA foi motivada por englobar todos os processos da Agricultura, desde a semente plantada ou criação de alguma espécie até a comercialização, que contempla a agroindústria e a logística.

“Definitivamente o Agronegócio veio a somar com minha formação. Me sinto como peixe dentro da água. Estou feliz e para quem trabalha e ama o que faz o resultado sempre será melhor”, relata entusiasmado.

Experiência na Faculdade CNA

Para Juan, a experiência na Faculdade CNA tem feito a diferença. E estudar por meio de uma plataforma de ensino a distância, exigiu uma pequena adaptação de rotina, mas nada impossível de realizar.

E uma das principais vantagens, na visão do assessor, é que com a formação da Faculdade CNA tem conseguido desenvolver um olhar analítico, robusto e sólido, com base nas experiências vivenciadas. “Aprender com experiências e dificuldades muito parecidas em diferentes regiões do país, traz um pouco de alívio. Porém também traz desafios que sabemos e enxergamos as soluções”, avalia.

Quando questionado sobre suas expectativas para o futuro no mercado agro, Juan não tem dúvidas de que escolheu uma área promissora e que pode fazer a diferença com os novos conhecimentos. “Agronegócio é a base de toda economia e sem ele não somos nada. O alimento é essencial para a vida. Fortalecer de alguma forma a nossa região é um papel importante e, neste contexto, conhecimento fará a diferença”, disse.

Dados de crescimento do mercado e profissionalização

Agronegócio é o ramo da economia que mais cresce no Brasil. Segundo análise da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a agropecuária gerou no primeiro trimestre de 2021, um saldo positivo de 60.575 novos postos de trabalho, o melhor resultado para o período desde 2007.

Ainda segundo a CNA, em 2020, o agronegócio representou 26,6% do PIB, já as exportações em abril de 2021 bateram recorde, chegando a U$13,6 bilhões, o maior valor mensal já registrado.

Mesmo com um cenário de grandes perspectivas de expansão, é necessário investir em conhecimento e agregar valor ao currículo dos profissionais deste setor, segundo dados da última pesquisa realizada em 2015, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), 32,3% (30,5 milhões) do total de 94,4 milhões de trabalhadores brasileiros eram do agro.

Segundo o relatório de 2020 do Centro de Pesquisas Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) da Universidade de São Paulo (USP), os trabalhadores sem formação ou com formação média foram os mais vulneráveis, enquanto houve um aumento do contingente de trabalhadores com maiores níveis de formação. Verificando os números de 2020, em relação a 2019, somente a categoria de trabalhadores com ensino superior avançou em número de ocupações (5,70% ou cerca de 158 mil pessoas), ao passo que as categorias de trabalhadores sem instrução formal ou com, no máximo, ensino fundamental apresentaram as quedas mais relevantes, de 15,59% (cerca de 137 mil pessoas) e 10,1% (cerca de 825 mil pessoas), respectivamente.

Para a superintendente do Senar Amazonas, Jeyn’s Alves, investir cada vez mais em formação profissional e qualificação pode ser um diferencial competitivo para se manter atrativo para o mercado de trabalho, inclusive o agronegócio.

Inscrições para Faculdade CNA abertas até 02 de agosto

A Faculdade CNA está com processo seletivo aberto para ingresso nos cursos de graduação à distância (EaD), nas áreas de Gestão do Agronegócio, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais, voltados para preparar profissionais interessados em atuar num dos mercados que mais crescem: o agronegócio.

As inscrições foram prorrogadas e vão até o dia 02/08. O ingresso pode ser feito por vestibular agendado, segunda graduação ou nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A mensalidade custa R$ 358, porém esse valor está com desconto de 50% para pagamento até o vencimento, e o valor da mensalidade com desconto fica por R$ 179.

Todos os cursos, tanto presenciais quanto a distância, têm reconhecimento do Ministério da Educação - MEC e obtiveram a nota 4 na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Os resultados dos processos seletivos serão divulgados por e-mail em data a ser informada após a realização das provas de vestibular e análise de documentação. As etapas para as matrículas também serão informadas dessa forma e todas as informações também serão divulgadas no site da Faculdade CNA.

Confira o edital completo aqui.
Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h