Especialista incentiva criação de abelhas em áreas de plantação agrícola do Amazonas

Especialista incentiva criação de abelhas em áreas de plantação agrícola do Amazonas

Carlos Modestino, técnico agropecuário, médico veterinário e responsável técnico da Associação de Meliponicultura, que ministrou webinar “Principais características da criação de abelhas da Apicultura (com ferrão) e Meliponicultura” no Senar/AM, no último dia 28 de maio, explicou para produtores rurais e estudantes sobre as vantagens da criação de abelhas.

Ele apresentou os conceitos básicos da colmeia, tipos de abelhas mais comuns, equipamentos e ferramentas necessários para iniciar um apiário e deu dicas das formas mais comuns de manejo. Segundo ele, o Amazonas tem bastante potencial, mas ainda falta conhecimento técnico para que seja feita a criação adequada.

"Um produtor que pensa na criação de pomar, deveria pensar junto na criação de abelhas. Quando se tem abelhas, a produção frutífera aumenta, podendo até triplicar. Você tem dupla produção, de frutas e de mel", defende Modestino.

Para se ter uma ideia do potencial, no ponto correto de extrair, cada melgueira gera em média 10 kg de mel. E reforça: "Não vamos criar problemas, vamos criar abelhas."

Com as ideias apresentadas, muitos produtores que participaram do webinar ficaram motivados pelas possibilidades e aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre os passos necessários para começar o cultivo de abelhas.

Antes de iniciar uma produção, Modestino recomenda que seja feito um estudo prévio do local, flora apícola e número de colmeias, topografia (descrição detalhada do terreno e suas características), condições de acesso e iluminação natural da área e solicitar a licença para criação. Também considera importante fazer o beneficiamento correto, com equipamentos adequados para garantir a qualidade do produto.

E encerrou sua apresentação falando sobre os benefícios dos subprodutos das abelhas para a saúde. "Muitas pessoas veem o mel como medicamento, mas é um dos principais alimentos que deveria ter na mesa do amazonense. É rico em minerais, proteínas e vitaminas. Pólen e geleia real também são ricos em proteínas. Própolis e um antibiótico natural", orienta o especialista.

Em virtude da importância do tema e do interesse dos participantes, a supervisora do Senar-AM, Genícia Menezes, antecipou que haverá um novo treinamento online com Carlos Modestino para ampliar o conhecimento sobre a criação de abelhas.

Para saber sobre as próximas ações do Senar, continue atento às redes sociais e site para se inscrever gratuitamente. E para ver o webinar na íntegra, clique aqui.

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h