​Em parceria com Agropecuária Jayoro, Senar-AM certifica jovens aprendizes da 5ª turma do programa de Aprendizagem Rural, em Presidente Figueiredo

Na quinta-feira, 28 de novembro, o Senar Amazonas, em parceria com a Agropecuária Jayoro e com o apoio do Sindicato Rural de Presidente Figueiredo, realizou a formatura da 5ª turma do Programa de Aprendizagem Rural, no município. O programa certificou, na ocasião, 38 aprendizes, sendo 19 da turma de Aprendizagem em Administração Rural e 19 da turma de Auxiliar Administrativo e Financeiro.

Na Jayoro, desde 2018, quando o prograa foi implementado pelo Senar-AM, já foram certificados 197 aprendizes, sendo 95 em Administração Rural e 102 como Auxiliar Administrativo e Financeiro. Deste total, aproximadamente 30 já foram contratados.

De acordo com dados da Jayoro atualizados até o mês de novembro deste ano, 13 ‘ex-aprendizes’ fazem parte atualmente do quadro de colaboradores da agroindústria, entre efetivos e safristas.


A cerimônia de formatura da 5ª turma foi realizada na sede da Agropecuária Jayoro. Estiveram presentes, a superintendente do Senar-AM, Jeyn’s Alves, a responsável pelo programa de Aprendizagem Rural do Senar-AM, Ana Pimenta, a gerente de recursos humanos da Agropecuária Jayoro, Carmen Holanda, representando a empresa, o supervisor de materiais da Jayoro, Alexandre Cruz e o presidente do Sindicato Rural de Presidente Figueiredo, Leonardo Mississipe.


Durante a abertura, a superintendente do Senar-AM, Jeyn’s Alves, falou sobre a satisfação de o Senar, em parceria com a Jayoro, estar encerrando a 5ª turma do programa de Aprendizagem Rural. “Cada turma sempre vem agregando a essa parceria que a cada ano se consolida, formando, capacitando e profissionalizando jovens no âmbito do setor rural”, destacou.

Segundo enfatizou, as turmas vão trazendo experiências, tanto para o Senar quanto para a empresa parceira, além de transformar as vidas dos jovens participantes. “Em Presidente Figueiredo, muitos jovens já passaram pela Jayoro, já foram efetivados, e a cada ano que passa é sempre uma experiência nova. Encerrar mais um ciclo dessa turma é satisfatório para todos nós, que juntos nos esforçamos tanto para levar a aprendizagem e a profissionalização para o campo”, afirmou Jeyn’s Alves.


A gerente de Recursos Humanos da Agropecuária Jayoro, Carmen Holanda, agradeceu a parceria do Senar ao longo desses anos de execução do programa. “Só temos a agradecer a cada turma que inicia e a cada turma que encerra com todo o apoio que nós temos dos profissionais do Senar, como também dos profissionais da empresa que, juntos, contribuem para dar todo o apoio aos aprendizes. Isso é bom para o município, para a empresa, para o Senar, como também é bom para os aprendizes”, relatou.

Aprendizado para a vida

Segundo a formanda Andrielle Santiago, de 21 anos, da turma de Administração Rural, a experiência contribuiu não apenas para sua formação profissional como também pessoal. “Ao longo desse período, eu fui diagnosticada com TEA, que é o Transtorno do Aspecto Autista, e isso foi muito importante porque me deu uma nova visão sobre o que é ser autista e saber que eu tive capacidade de conseguir me formar e, além do mais, conseguir me destacar e fazer amigos. Entender que eu conseguia, sim, fazer todas as atividades, conseguia ir para o campo e fazer o meu trabalho foi gratificante”, relembrou.

Para Jomara dos Santos, de 17 anos, formanda da turma de Auxiliar Administrativo e Financeiro, a experiência também foi gratificante. No início dessa jornada, eu com certeza fiquei muito nervosa porque eu nunca tinha participado de um projeto assim, mas eu já tinha tentado, por dois anos consecutivos, participar desse projeto, então, mesmo com vários desafios, eu coloquei todo o meu esforço”.

O programa

O programa é realizado em parceria com empresas do meio rural e tem como público-alvo, jovens em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de oportunizar qualificação profissional.

No Amazonas, o programa conta com o acompanhamento pedagógico da gerente técnica do Senar-AM, Fernanda Melo, e da coordenadora do programa de Formação Técnica no Amazonas e responsável pelo programa de Aprendizagem Rural, Ana Pimenta.


Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM

ascom@senar-am.org.br

https://www.facebook.com/Faea.Senar/

@sistemafaeasenar

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h