Na última sexta-feira, 22, o Senar Amazonas promoveu duas ações direcionadas para produtores rurais do bairro Puraquequara, em Manaus, atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). As ações foram realizadas no Sítio Verde, no Ramal Morada do Sol, em Iranduba.
Uma das atividades foi o ‘Dia de Campo’ que teve como tema: fruticultura – implantação, manejo e tratos culturais. A superintendente do Senar Amazonas, Jeyn’s Alves, esteve presente na abertura do evento, juntamente com a gerente técnica, Fernanda Melo e equipe técnica da instituição.
“Estamos com o dia de campo diferenciado, em que temos um intercâmbio entre produtores que estão começando no grupo de Assistência Técnica e Gerencial e estão visitando uma propriedade de um produtor que já foi assistido na cadeia produtiva de fruticultura. A temática do dia de campo envolve todos os aspectos do cultivo, do manejo e também da adubação na fruticultura. E nós trouxemos o grupo pra uma propriedade em que todas as tecnologias da ATeG já foram aplicadas”, destacou a superintendente Jeyn’s Alves.
Também participaram da abertura do evento, representantes do Banco do Brasil e o proprietário do sítio, o produtor rural atendido pela ATeG, Mozart da Silva. Ele já está finalizando o acompanhamento de dois anos ofertado pelo Senar e recebeu produtores que estão iniciando o acompanhamento técnico e gerencial.
O Dia de Campo contou com três estações: produção de mudas e implantação, manejo e tratos culturais em fruticultura e exposição da produção de frutas. Foi realizada também uma visita guiada à propriedade. As estações foram conduzidas pelos instrutores e técnicos de campo, Daniel Menezes e Kleyson Santiago.
Circuito Agro
A segunda ação realizada na propriedade foi o ‘Circuito de Treinamento Agro’, em parceria com o Banco do Brasil. O evento teve como objetivo esclarecer dúvidas dos produtores rurais sobre as linhas de crédito rural da instituição financeira e sobre a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar.
E também estamos realizando hoje, mais uma edição do Circuito Agro. Então teremos palestras voltadas para a fruticultura, como também a orientação ao crédito rural, através do Banco do Brasil, que é um importante parceiro que está junto nessa ação”, ressaltou Jeyn’s Alves.
O técnico de campo do Senar-AM, Kleyson Santiago, apresentou aos presentes, informações detalhadas sobre a ATeG, abordando com os produtores sobre a importância da Assistência Técnica e Gerencial do Senar e como eles podem se beneficiar do programa. Já os representantes do Banco do Brasil ofereceram orientações sobre o crédito rural e linhas de atendimento junto aos produtores rurais.
Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM
ascom@senar-am.org.br
https://www.facebook.com/Faea.Senar/
@sistemafaeasenar