O Circuito de Treinamento Agro, ação educativa que é resultado da parceria entre Senar e Banco do Brasil, levou conhecimento prático e aplicável ao dia a dia de 30 produtores rurais, na Comunidade do Sampaio, em Autazes (distante 113 km de Manaus). A localidade foi a quarta a receber a atividade, que tem como objetivo, proporcionar oficinas técnicas e gerenciais a produtores rurais, preferencialmente os que se enquadrem no Pronaf.
A sala de aula estava um pouco diferente e a ação foi bem ao estilo do campo: realizada ao ar livre, embaixo das árvores na Escola Municipal Alvina Cavalcante Tupinambá, onde também ocorreu simultaneamente a ação de Saúde Preventiva do Senar-AR/AM.
Os participantes desta edição Circuito Agro foram todos produtores assistidos pelo programa de Assistência Técnica e gerencial (ATeG) do Senar-AR/AM, sendo 22 participantes vindos da Comunidade do Soares e 8 participantes da Comunidade do Sampaio. Eles aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre linhas de crédito e facilidades disponibilizadas pelo banco ao público do agronegócio, bem como processos de contratação para cada tipo de cadeia produtiva.
Em sua fala inicial, a gerente do Banco do Brasil em Autazes, Gisele Balbi, destacou o apoio da instituição aos produtores. "Temos linhas de crédito específicas para as atividades do agro e a minha intenção é esclarecer possíveis dúvidas e ajudar os produtores a melhorar a produção e, consequentemente, o desenvolvimento das comunidades".
O produtor rural Raimundo Domingues aproveitou o dia com novos aprendizados e para avaliar possibilidades para crescimento do negócio. “Estou saindo daqui muito satisfeito, esclareci algumas dúvidas, entendi quais caminhos eu devo seguir para implantar algumas ideias que tenho para a minha propriedade”, avalia.
A gerente técnica do Senar-AR/AM, Danielle Garcia, destaca que a agenda é uma importante ferramenta de desenvolvimento para os produtores. “O Senar Amazonas trabalha de forma intensa para levar conhecimento para o produtor, de forma que ele consiga chegar ao seu máximo potencial, gerando mais resultados por meio do suporte técnico e gerencial que dispomos e com as parcerias que realizamos”.
Ao final do Circuito de Treinamento Agro, os 30 produtores receberam certificação de participação nas turmas do programa. A atividade está prevista para outras localidades onde o Senar-AR/AM tem base de atuação.
Texto: Raquel Maciel / Juci Melo (Agência Ekoa+)
Fotos: Raquel Maciel (Agência Ekoa+)
ascom@senar-am.org.br
https://www.facebook.com/Faea.Senar/
@sistemafaeasenar