Em 2020, o Senar – AR/AM iniciou o atendimento a 190 propriedades rurais com turmas de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) no Amazonas. Neste período foram formadas turmas nas áreas de fruticultura (Manacapuru, Itacoatiara e Borba), piscicultura (Manacapuru e Codajás), bovinocultura de leite (Autazes) e agroindústria (Autazes).
As turmas estão sendo realizadas em cinco municípios do Estado: Autazes, Itacoatiara, Borba, Manacapuru e Codajás. Elas iniciaram a partir de setembro deste ano e cada uma tem duração de dois anos. Todos os atendimentos estão seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) de prevenção ao COVID-19.
ATeG
Trata-se de um modelo inédito de prestação de serviços de assistência técnica continuada, fundamentada em cinco passos: diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados. O programa é desenvolvido com foco na implantação de um modelo de operação e gestão das propriedades rurais, englobando todos os processos da cadeia produtiva, possibilitando a realização de ações efetivas nas áreas econômica, social e ambiental e nos processos de gestão de negócios, visando proporcionar a evolução socioeconômica da família e da comunidade.
TEXTO: ASCOM – FAEA/SENAR-AM/ FUNDEPEC-AM
ascom@senar-am.org.br
https://www.facebook.com/Faea.Senar/
@sistemafaea