Os produtores rurais de Borba receberam, no último dia 3 de novembro, a equipe do Senar Amazonas para um Dia de Campo. A atividade, voltada para a cadeia de fruticultura, levou conhecimentos sobre Produção de mudas e manejo de cultivo, beneficiando 27 produtores do município.
A ação faz parte do calendário integrado do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) e do Programa de Formação Profissional Rural (FPR), e visa levar conhecimento teórico e prático para desenvolver as propriedades rurais no estado.
A superintendente do Senar Amazonas, Jeyn’s Alves, esteve presente na abertura e falou sobre os esforços para apoiar as propriedades rurais e do trabalho intenso que vem sendo realizado por meio da assistência técnica e gerencial.
“Estamos felizes de estar trazendo mais essa atividade para o município de Borba e temos certeza de que, ao final deste dia, vocês terão mais ferramentas para melhorar as técnicas de cultivo de suas cadeias produtivas”, enfatiza.
A atividade contou com a participação do presidente do Sindicato Rural de Borba, José Rocha, do secretário de produção rural do município, Raimundo Marques, além da equipe técnica do Senar, e dos engenheiros agrônomos Rosinei da Silva e Shermam Melo, instrutores do Dia de Campo pelo Senar Amazonas.
Incentivo à cadeia de açaí e guaraná
Programada em forma de estações de trabalho, sendo cada uma delas dedicada a um aspecto específico. Na ocasião, a orientação foi dividida entre produção de muda, abertura de cova, análise do solo e o manejo da produção.
Conforme destaca Genícia Menezes, que esteve à frente da coordenação do evento, “o Dia de Campo é uma atividade interativa muito rica por mostrar de forma prática como realizar os processos produtivos”, conta.
A escolha por esse tema foi uma demanda identificada nas visitas de campo e uma solicitação de muitos dos produtores atendidos pelo Senar. “Priorizamos os produtores que fazem parte da cadeia do açaí e do guaraná, por causa da aptidão da região para o cultivo desses produtos e do interesse dos agricultores pela ação.
O produtor rural, Manuel Freitas, que faz o cultivo do açaí e recebeu o Dia de Campo em sua propriedade, conta como foi importante essa iniciativa do Senar para a região.
“Para mim foi muito importante todo esse período que tivemos assessoria porque veio para esclarecer muitas dúvidas. Me senti muito contente com tudo que foi nos ensinado. Isso nos dá uma injeção de ânimo e mostra que precisamos uns dos outros para somar nossas experiências. Os pequenos agricultores contribuem para a economia do país e precisam de ajuda. Sou muito grato e recomendo que outras pessoas façam parte”, declara.
Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM
ascom@senar-am.org.br
https://www.facebook.com/Faea.Senar/
@sistemafaeasenar