Uma manhã dedicada à saúde e com direito a atendimento médico gratuito de várias especialidades para a população. Assim pode ser descrita a ação de Saúde Preventiva promovida pelo Senar-AR/AM, que chegou à Comunidade do Sampaio, no município de Autazes (distante 113 km de Manaus). A ação ocorreu simultaneamente na Escola Municipal Alvina Cavalcante Tupinambá e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Júlia.
O evento busca proporcionar qualidade de vida e acesso a serviços de saúde, palestras e orientações aos produtores rurais e seus familiares. “Sabemos que o trabalhador do campo passa a semana toda na luta e não tem muito tempo para buscar um serviço médico, mas é importante que possam sair daqui com uma condição de saúde melhor e mais preparados para enfrentar a rotina árdua de trabalho”, enfatizou o presidente da Faea, Muni Lourenço, na abertura da ação.
Para a comunidade foram oferecidas seis diferentes opções de atendimento: clínica geral, pediatria, odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia. Palestras sobre boas práticas de manipulação do pescado e higiene pessoal com fins de prevenção, cuidados no uso e manuseio dos agrotóxicos, e prevenção à Sífilis foram ofertadas na ação.
As atividades contaram com a parceria da prefeitura do município de Autazes, da Marinha do Brasil, do Cetam, da Unip e profissionais voluntários que dedicaram o tempo para atender a comunidade.
A superintendente do Senar Amazonas, Jeyn’s Alves, destacou a importância dessa mobilização. “O Senar só existe em razão de levar qualidade de vida e desenvolvimento educacional para homens e mulheres do campo, e nós só conseguimos isso através dos nossos parceiros e dos colaboradores que se dedicam muito para isso ocorrer”, destacou.
Também estiveram presentes no evento, a gerente técnica do Senar-AR/AM, Danielle Garcia, a responsável pelo programa de saúde preventiva, Ana Pimenta, o presidente do Sindicato Rural de Autazes, Jeremias Nery, a secretária de Meio Ambiente de Autazes, Elaine Galvão e lideranças comunitárias.
Produtores rurais satisfeitos com atendimento
O morador da Comunidade do Sampaio, Marcelo Sá Silva aprovou as ações e atendimentos. Ele, a esposa e a filha receberam atendimento médico, odontológico e de fisioterapia e saíram com todas as medicações receitadas.
“Eu gostei muito do serviço prestado. Vocês estão de parabéns por esta iniciativa", declarou satisfeito. "Gostamos principalmente da vinda do dentista e da pediatra, o que nos fez economizar o tempo de tentar consulta na cidade", relata.
A iniciativa vem sendo realizada pelo Senar-AR/AM desde janeiro deste ano. No calendário de atividades estão previstas oito ações dessa natureza em diversas cidades. Autazes foi quarta cidade e as demais serão realizadas até dezembro. Além dos atendimentos médicos, o evento contou com um circuito de palestras, realizado por técnicos do Senar e de profissionais do CETAM.
Texto: Raquel Maciel / Juci Melo (Agência Ekoa+)
Fotos: Raquel Maciel (Agência Ekoa+)
ascom@senar-am.org.br
https://www.facebook.com/Faea.Senar/
@sistemafaeasenar