Codajás recebe Ação de Saúde Preventiva do Senar-AR/AM em UBS fluvial

Saúde e prevenção até sobre as águas. Essa foi a missão da equipe do Senar-AR/AM que, juntamente com diversos voluntários, estiveram na última sexta-feira (3) na comunidade Taracuá, no município de Codajás (distante 240 quilômetros de Manaus), realizando ação inédita de saúde preventiva naquela região.

A inovação se deu pela ação ter sido realizada pela primeira vez em uma Unidade Básica de Saúde (UBS de Codajás) fluvial, ou seja, instalada sobre uma balsa. Paralelamente, outros atendimentos estavam sendo oferecidos na Escola Municipal Monteiro Lobato.


De acordo com o presidente do Senar-AR/AM, Muni Lourenço, a alegria de retornar ao município depois de alguns anos e realizar uma ação desta proporção foi grande. Ele agradeceu ao presidente do Sindicato Rural de Codajás, Nathan Bastos, pela mobilização para viabilizar a ação, aos diversos parceiros envolvidos e às entidades apoiadoras como a secretaria municipal de saúde e a prefeitura do município, representadas pelo coordenador da UBS fluvial, Gledson Matos.

“Esse é um momento muito especial que vocês terão aqui com atendimento médico, odontológico, com a unidade básica à disposição com remédios, saúde preventiva, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista e espaço beleza”, disse, na abertura do evento.

Lourenço pontuou que o Senar também tem como uma de suas missões a promoção social, ou seja, o atendimento às famílias rurais e, nesse âmbito, tem priorizado ações de saúde preventiva. “É com muita satisfação que estamos aqui realizando esse grande mutirão em Codajás, no médio Solimões, cada vez indo mais longe no Amazonas, trazendo oferta de atendimentos de qualidade para as famílias rurais do município”, ressaltou.

“Sabemos que o interior do Amazonas ainda tem carências com relação ao acesso à saúde e o nosso Senar está cumprindo o seu papel e fazendo esse esforço com todas as instituições parceiras pra oferecer esse atendimento de saúde pra essas famílias que tanto precisam”, acrescentou.


Foco na prevenção

Para a superintendente do Senar-AR/AM, Jeyn’s Alves, a prevenção é o foco de ações como esta que o Senar-AR/AM realiza. “É justamente para que a gente não seja acometido por doenças para que sejamos saudáveis e possamos usufruir da nossa vida, da nossa comunidade”, destacou.

O presidente do Sindicato Rural de Codajás, Nathan Bastos disse se sentir privilegiado de ter a ação no município. “Sabemos que o Senar realiza essa ação e todo o país e termos sido escolhidos pra receber os atendimentos através do Senar Amazonas faz a gente se sentir privilegiado. Usufruam dos serviços. Esse é um evento que com certeza vai ficar marcado na vida de muita gente”, ressaltou.


Desafios superados

Para chegar até a comunidade, a equipe enfrentou diversos desafios. Foram mais de vinte horas de deslocamento, entre ida e volta, para tornar possível a ação. “Essa ação, como todas que temos feito dentro da nossa regional, foi muito desafiadora, principalmente por questões logísticas. Tivemos muita dificuldade de acesso, mas o Senar está chegando em pontos que a gente nem imaginava. Tem sido uma vitória pra nossa equipe e um prazer poder beneficiar tantos ribeirinhos e produtores rurais”, avaliou a gerente técnica do Senar-AR/AM, Danielle Garcia.

Mas todo o esforço foi recompensado. De acordo com a coordenadora do programa de saúde no Senar-AR/AM, Ana Pimenta, foram realizados atendimentos médicos, farmacêuticos, atendimentos em fisioterapia, atendimentos odontológicos, atendimentos psicológicos e nutricionais. As crianças também foram atendidas em um espaço infantil reservado para elas.

Foram realizados, ainda, serviços de corte de cabelo e esmaltação e palestras educativas para o público presente com os temas: alimentação saudável na prevenção de doenças crônicas; uso irracional de medicamentos; fisioterapia, saúde e bem-estar; envelhecimento sustentável; saúde mental e doenças psicossomáticas no âmbito familiar e atenção aos sintomas da sífilis.



Produtores

A agricultora, Elivanilce da Gama Sampaio, elogiou os atendimentos oferecidos pelo Senar-AR/AM. “Foi muito bom porque atendimentos como de dentista e de médico a gente só tem quando a UBS vem e a gente não tá podendo ir muito a Codajás porque nossa roça tá enchendo. Vocês trouxeram psicólogo, nutricionista, assistente social e isso é muito difícil de ter acesso aqui”.

O pescador, Davi da silva, levou a família para ser atendida e agradeceu o benefício.“Eu trouxe minha família pra participar do evento e nóss agradecemos muito porque isso não acontece. As vezes a UBS vem mas não com tudo isso de atendimento”, relatou.


Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM

ascom@senar-am.org.br

https://www.facebook.com/Faea.Senar/

@sistemafaeasenar


Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h