“Estou muito feliz. Agora o gado tem o que comer o ano inteiro”, comemorou o produtor rural e bovinocultor Rafael Mendonça, proprietário da Fazenda Mendonça, localizada na Estrada do Sampaio, no município de Autazes no Amazonas. Ele foi um dos participantes do treinamento inovador de produção de feno e capineira voltada para a bovinocultura no período de seca.
“Esse é o nosso Capiaçu, que tá bem bonito. Estamos só esperando ele crescer mais um pouco pra tirar as mudas pra multiplicar. Esse aqui foi apenas uma sementeira que nós plantamos durante o treinamento”, contou Rafael.
O treinamento de Formação Profissional Rural (FPR), foi realizado para duas turmas no final de 2023, sendo a primeira na comunidade Vila do Engenho, em Itacoatiara, e a segunda, na Fazenda HM, localizada na Estrada do Sampaio, em Autazes.
O treinamento foi ministrado pelo instrutor Carlos Modestino e teve como Unidades Mobilizadoras, os Sindicatos Rurais de Itacoatiara e Autazes. “Os treinamentos foram muito proveitosos para os conhecimentos de todos. Foram realizadas atividades práticas na propriedade e foi satisfatória para os participantes, colocando em pratica os conhecimentos adquiridos durante as aulas teóricas”, avaliou o instrutor Carlos Modestino.
O objetivo dos treinamentos, explicou o instrutor, foi apresentar estratégias de produção de alimentos volumosos como capineira e feno para serem utilizados, principalmente, no período da seca, possibilitando o fornecimento de alimentos com qualidade e em quantidades adequadas para a manutenção da produtividade na bovinocultura ao longo do ano. Conforme explicou Modestino, foram abordados no conteúdo programático toda a linha de produção, desde o preparo do solo ao beneficiamento e fornecimento de alimento para o rebanho.
Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM
ascom@senar-am.org.br
https://www.facebook.com/Faea.Senar/
@sistemafaeasenar