
Escola Estadual Santo Antônio do Matupi foi palco, na última sexta-feira (26), da Aula Inaugural do Curso Técnico em Zootecnia. O evento marcou a inauguração do Polo de Apoio Presencial de Matupi, representando um passo significativo para o desenvolvimento profissional e o fortalecimento da produção agropecuária na região.
A cerimônia representou um momento marcante de boas-vindas aos 30 alunos matriculados no curso. A mesa de honra contou com a presença de importantes autoridades e representantes do setor, incluindo o presidente do Sindicato Rural de Manicoré, Haroldo Franklin; a gestora da Escola Estadual Santo Antônio do Matupi, Aurilene Lima da Silva; o engenheiro agrônomo do IDAM, Thiago Abraão Reis de França; e o comandante do policiamento de Santo Antônio do Matupi, sargento Sá.
A aula inaugural também contou com a presença do técnico de campo João Henrique e do tutor presencial Matheus Mendonça Leite. Matheus, que é engenheiro agrônomo e mestre em Ciências Ambientais pela UFAM, possui experiência em produção vegetal e como docente na UFAM e IFAM. A pedagoga da escola, Rosineia Gonçalves Anadao, também esteve presente, apoiando o início das atividades.
Sob o comando da coordenadora da Formação Técnica do Senar Amazonas, Ana Pimenta, o evento contou com a participação de líderes do Senar Nacional e do Amazonas por meio de mensagens em vídeo. O presidente do Sistema FAEA/Senar, Muni Lourenço, destacou que “a partir de agora, através do Senar, os jovens do Matupi têm essa oportunidade de qualificação profissional” e reforçou o compromisso institucional: “o polo da Rede e-Tec do Matupi será um sucesso absoluto.”
A superintendente do Senar Amazonas, Jeyn’s Alves, também reforçou o valor da formação ao afirmar: “aproveitem essa oportunidade, não desistam pelo caminho e superem todas as adversidades que virão, porque isso é um patrimônio que só vocês vão ter para a vida de vocês, que é o conhecimento.”
O diretor de Educação Formal do Senar Nacional, André Sanches, parabenizou os alunos e destacou que “o curso foi preparado com muito carinho” e que “vai entregar para o mercado de trabalho profissionais qualificados.”
Durante a solenidade, as autoridades presentes e representadas destacaram a relevância da nova formação para o futuro da zootecnia local e para a cadeia produtiva rural. O presidente do Sindicato Rural do município, Haroldo Franklin, celebrou o momento com entusiasmo: “vocês estão começando uma luta. Um país só cresce, uma comunidade só cresce, uma família só cresce através da educação.”
A gestora da escola, Aurilene Lima, relembrou como a parceria com o Senar foi construída com diálogo e sensibilidade. “Sabemos que, aqui em Matupi, nossos alunos terminam o ensino médio e, para fazer uma faculdade, precisam se deslocar para outras cidades. Isso acaba ficando bem difícil, bem complicado. Então, são sonhos e conquistas. E para que tudo aconteça, precisamos de vocês.”
Após as falas das autoridades, foi realizada a entrega dos kits aos alunos do Curso Técnico em Zootecnia. O encerramento da cerimônia marcou o início da primeira aula no Laboratório de Informática.
Entre os participantes, Gabriel Aragón, egresso de outro curso técnico, expressou o entusiasmo em ver a oportunidade se concretizando. “Sempre quis fazer. Pois, para mim, fazer alguma faculdade seria zootecnia, sempre quis. E aí, quando surgiu a oportunidade do curso técnico, fiquei muito feliz. Graças a Deus, consegui essa marca.”
A expectativa é que o curso seja o primeiro passo de uma trajetória de muito aprendizado e contribuição para o desenvolvimento da Zootecnia na região de Matupi.
Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM
Contato: comunicacao@faea.org.br
Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: @sistemafaeasenar
Facebook: Sistema Faea-Senar/AM