O programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) continua em expansão no Amazonas. Para viabilizar que mais produtores sejam atendidos nos municípios amazonenses, apresentar o programa e firmar parcerias, a superintendente do Senar-AR/AM, Jeyn´s Alves, a Gerente Técnica, Danielle Garcia e o Coordenador do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) no Amazonas, Rodrigo Guimarães realizaram uma série de visitas técnicas no Distrito de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré e em Humaitá, no Amazonas entre os dias 13 e 16 de março.
Em Santo Antônio do Matupi, a equipe visitou produtores rurais da categoria de grãos assistidos pelo ATeG e que produzem milho no município. Foram visitados os produtores Serafim Ferreira da Silva, que possui uma propriedade de 120hectares (1 hectare de área plantada) e José Rafael da Silva, cuja propriedade tem 2000 hectares, sendo 39 hectares de área plantada. Na ocasião, também foi realizada visita a uma agroindústria, o Laticínio Matupi. Neste caso, o objetivo foi promover uma aproximação e apresentar a instituição.
Já em Humaitá, foram feitas visitas em duas propriedades rurais. A primeira ocorreu na fazenda Santa Rita, do produtor Samuel. A fazenda tem 5000 hectares de área produtiva e a atividade principal desenvolvida é a cadeia produtiva de grãos (soja e arroz). A segunda propriedade visitada foi a Fazenda Triângulo que possui 10 mil cabeças de gado e se dedica à cadeia de bovinocultura de corte. A equipe foi recebida pelo gerente da propriedade, Marcos.
As visitas tiveram como objetivo conhecer as atividades desenvolvidas no município e apresentar a instituição (Senar-AR/AM) para os produtores, uma vez que Humaitá receberá, futuramente, grupos de ATeG.
Toda a ação nos dois municípios foi acompanhada de perto por diversos parceiros, entre eles, a técnica e engenheira agrônoma, Naira Araújo, o gerente da Agência de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (ADAF) no Distrito de Santo Antônio do Matupi, André Paranhos Albuquerque, e a gerente da ADAF em Humaitá, Nislene Molina.
ATeG
É um modelo inédito de prestação de serviços de assistência técnica continuada, fundamentada em 5 passos: Diagnóstico Produtivo Individualizado, Planejamento Estratégico, Adequação Tecnológica, Capacitação Profissional Complementar e Avaliação Sistemática de Resultados. Desenvolvidos com foco na implantação de um modelo de operação e gestão das propriedades rurais, englobando todos os processos da cadeia produtiva, possibilitando a realização de ações efetivas, nas áreas econômica, social e ambiental, e nos processos de gestão de negócio, visando proporcionar a evolução socioeconômica da família e da comunidade.
Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM
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