ARTIGO: Boa conversa com os três jovens finalistas amazonenses no CNA JOVEM - Thomaz Meirelles

No último dia 25, atendendo convite da coordenadora do Programa CNA Jovem do Amazonas, a pedagoga Ana Pimenta, participei de um bate papo informal e virtual com as três jovens lideranças do AGRO amazonense que estão na fase final da edição 2021 do Programa CNA Jovem. A conversa descontraída com os jovens Gabriel Gomes de Castro, Olivian Júlia Souza Farias e o Thiago André Piedade Campos ratificou e renovou minha esperança quanto ao promissor futuro do setor agropecuário do Amazonas. O que ouvi do Gabriel, Júlia e Thiago confirmou que não estou errado nas minhas defesas em prol do agronegócio familiar e empresarial nas colunas semanais do Jornal do Commercio e no Blog Thomaz Rural. A lucidez dos jovens diante da realidade econômica e social do interior, nos temas levantados e o perfeito conhecimento das problemáticas vividas pelo setor rural do Amazonas também me impressionou favoravelmente.

O Gabriel é de Borba, a Olivian Júlia e o Thiago do município de Parintins. Thiago é Caprichoso, mas felizmente a Olivian Julia é do meu Garantido.

O trabalho que o Thiago vem apresentando nesta edição do CNA JOVEM está ligado ao descarte do plástico usado na agricultura. A Olivian Julia tem como tema o uso das avarias do comércio para alimentação de aves caipiras. Por fim, o Gabriel fala dos Sistema Agroflorestais. São três temas atualíssimos e de grande importância o debate interno e com os demais estados da federação.

Diante do tema apresentado pelo Thiago, é lógico que contei a ele a luta que estamos travando há anos, com total apoio do Sistema FAEA/SENAR, para substituir a sacaria de plástico pela de fibras biodegradáveis para ensacar o milho do estoque público para que o descarte na natureza não tenha nenhum dano e nem precise de logística reversa.

A dificuldade para a criação de animais no interior do estado é muito grande, ainda não temos produção de milho e soja, dependemos do abastecimento de outros estados e de programas federais, sem falar do alto custo da ração. Para minimizar, a jovem liderança do AGRO amazonense, Olivian Julia, vem defendendo o uso de avarias do comércio para a alimentação de aves caipiras não só na teoria, mas na prática, pois tem esse tipo de criação no quintal de sua casa. Diante desse tema, também é evidente que falei à jovem o elevado desperdício das feiras de Manaus e, ainda, da Lei 5.297, de 28/10/2020, assinada pelo governador Wilson Lima, que dispõe sobre o combate ao desperdício e à perda de alimentos no âmbito do Estado do Amazonas. Em seu artigo primeiro, a lei fala em supermercados, mercadinhos, açougues etc. Recomendei que a Olivian Julia conhecesse esta lei e estimulasse a criação de um programa, nos moldes do implantado pela Sepror, no município de Parintins. Isso alimentaria humanos, animais e, ainda, serviria para compostagem.

O terceiro finalista amazonense, o Gabriel, de Borba, levantou a temática dos SAF´s, dos Sistema Agroflorestais, de sua importância, e se feito corretamente, na capacidade de geração de renda e aproveitamento das potencialidades do município. Com grande lucidez, ele tocou nos entraves na transferência da tecnologia, presença de atravessador, de orientação técnica e do acesso ao crédito.

É lógico que o papo foi muito além disso, mas não tenho mais espaço neste artigo para descrever toda a proveitosa conversa que contou, além da Ana Pimenta, com a presença do Rodrigo, atual coordenador do Programa ATeG, da pedagoga Danielle do Senar e da gerente técnica Susianne.

Deixei aquele encontro virtual muito feliz com tudo que vi e ouvi. Temos, de fato, grandes jovens lideranças e talentos espalhados nos 62 municípios do Amazonas a fim de crescerem pessoal e profissionalmente. Todos com visão privilegiada da realidade, e o melhor, dentro do setor primário. O Thiago, Julia e Gabriel são três exemplos de jovens que o Sistema CNA/SENAR conseguiu identificar e que vem dando oportunidade para o crescimento.

Parabéns ao presidente Muni Lourenço, e a superintendente Jeyn´s Alves, pelo apoio incondicional na execução das ações do Sistema no Amazonas.

Agradeço o convite! Foi mais um dia feliz e de aprendizado! Obrigado!


Fonte: https://www.jcam.com.br/noticias/boa-conversa-com-...



Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h