AQUICULTURA BRASIL IMPULSIONA A PISCICULTURA NO AMAZONAS COM FOCO EM GESTÃO E PRODUTIVIDADE

Uma parceria promissora entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Central) e o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) está transformando o cenário da aquicultura no Brasil, com foco especial no desenvolvimento da piscicultura no estado do Amazonas. O projeto Aquicultura Brasil é uma iniciativa que visa fortalecer a cadeia produtiva local, oferecendo assistência técnica direcionada aos piscicultores.

Atualmente, o projeto atende diretamente 90 produtores amazonenses, distribuídos em três importantes municípios para a atividade: Novo Airão, Rio Preto da Eva e Manacapuru. A escolha estratégica dessas localidades deu-se em virtude do potencial produtivo da referida cadeia.

O principal objetivo do Aquicultura Brasil no Amazonas vai além do simples aumento da produção. O foco central da assistência técnica oferecida é o aprimoramento da gestão das propriedades dos piscicultores.

O projeto busca levar o melhoramento da parte gerencial das propriedades, aprimorar a produtividade e as técnicas de criação, integrando o conhecimento técnico com a gestão da propriedade. Esse é o foco principal da assistência técnica oferecida aos produtores.


Para alcançar esses resultados, o projeto conta com uma equipe de profissionais qualificados do Senar Amazonas, incluindo engenheiros de pesca e técnicos especializados em piscicultura, que realizam um acompanhamento de perto dos produtores.

O levantamento desses piscicultores e suas propriedades foi realizado entre novembro e dezembro de 2024, com visitas a campo para identificar aqueles que possuíam o perfil adequado para integrar o projeto. A contratação dos técnicos de campo e a definição da metodologia de trabalho ocorreram posteriormente, com os atendimentos aos produtores tendo início em fevereiro deste ano.

A assistência técnica oferecida no âmbito do projeto Aquicultura Brasil segue a metodologia ATeG (Assistência Técnica e Gerencial) do Senar, com um acompanhamento contínuo que envolve tanto visitas técnicas de campo quanto supervisão constante. Cada técnico de campo realiza duas visitas diárias aos produtores, com duração de quatro horas cada.

Em âmbito nacional, o projeto Aquicultura Brasil, foi lançado em 2024 e visa levar desenvolvimento sustentável às cadeias produtivas da piscicultura, maricultura e carcinicultura em dez estados brasileiros: Amazonas, Alagoas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins, com o objetivo de atender um total de dois mil produtores rurais ao longo de dois anos.


Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM
Contato: comunicacao@faea.org.br

Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: @sistemafaeasenar
Facebook: Sistema Faea-Senar/AM

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h