No último sábado (14), alunos do curso técnico em Agronegócio do Senar-AR/AM (Polo Manaus) participaram de uma visita técnica na sede da Fazenda Agroindustrial São José (Laticínio Amazon Nat), no município de Presidente Figueiredo. A aula faz parte da disciplina ‘segurança e qualidade alimentar’.
Os alunos foram recebidos pelo proprietário do laticínio e pecuarista, José Mário Rezende. Ele conduziu o grupo em uma visita na fazenda, mostrando os cuidados com os animais e o processo de produção dos itens comercializados pelo laticínio.
“Para mim foi uma surpresa muito grande ver todo mundo com foco no agronegócio. Tivemos uma conversa muito produtiva e quero parabenizar o Senar Amazonas por esse projeto. A única forma de nós conseguirmos alcançar os nossos objetivos é passando informação, ensinando os nossos semelhantes para termos futuros produtores e desenvolvermos o agronegócio no Amazonas”, avaliou o pecuarista.
O objetivo da visita, de acordo com a instrutora do Senar-AR/AM, Carmem Langbeck, foi possibilitar aos alunos conhecer uma agroindústria de laticínios, entender como funciona o processo produtivo e identificar quais os gargalos e desafios de se empreender em agronegócio no Amazonas. “Não é fácil empreender no Amazonas, ainda mais no setor de laticínios, mas não é impossível. Trouxemos nossos alunos para estimulá-los a serem empreendedores no futuro”, destacou.
Acompanharam os alunos durante a visita, a coordenadora de Formação Técnica do Senar-AR/AM, Ana Pimenta, o presidente do Sindicato Rural de Presidente Figueiredo, Leonardo Mississipe e o economista e responsável pelo setor de arrecadação do Senar-AR/AM, Juan Mário Daza. Também participaram da visita como convidados, os alunos Lucas Almeida e Ennore Lima do curso de zootecnia e Bezenildo Zaquil do curso de fruticultura, ambos realizados no polo Itacoatiara.
Aprendizados
A aluna do curso técnico em agronegócio, Dhulie Medeiros, se disse satisfeita com a visita porque conseguiu ver o processo desde o início até o final. “Vimos a parte da ordenha, todo o processo e todo o cuidado que eles têm pra manter essa qualidade até o produto final. Fiquei feliz em saber que existe uma indústria aqui na região metropolitana de Manaus que tem toda essa estrutura”, comentou.
Para Raimundo Clerisvan, também aluno do curso, o que mais chamou a atenção foi a forma de processamento do produto. “Tudo é feito com um sistema de controle e pasteurização muito cuidadoso. Achei muito interessante o processo e a fazenda bem organizada”, enfatizou.
Curso Técnico em Agronegócio
O Curso Técnico em Agronegócio organizado pelo Senar atende a demanda de profissionais com capacidades técnicas para gerir o negócio agrícola. O Técnico em Agronegócio formado pelo Senar é um profissional especializado na execução de procedimentos de gestão do agronegócio, que planeja e auxilia na organização e no controle das atividades de gestão do agronegócio.
Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM
ascom@senar-am.org.br
https://www.facebook.com/Faea.Senar/
@sistemafaeasenar