​Amazonas encerra sua participação na 4ª edição do programa CNA Jovem

Nos dias 2 e 3 de outubro, os representantes do Amazonas, Gabriel Gomes de Castro (Borba), Olivian Júlia Souza Farias (Parintins) e Thiago André Piedade Campos (Parintins) participaram do último encontro virtual do programa CNA Jovem – 4ª edição, transmitido a partir da sede do Sistema CNA/Senar, em Brasília. Com dedicação e determinação, eles participaram de todo o programa, ao longo de 14 meses, chegando a serem finalistas nesta edição que foi encerrada com o encontro online.

O Presidente do Sistema Faea Senar Fundepec/AM, Muni Lourenço, falou sobre a importância do programa e da presença de jovens amazonenses nesta edição. “O CNA Jovem tem sido um programa de muito sucesso e estratégico para a formação de lideranças jovens. Neste ano nossos jovens amazonenses representaram mais uma vez muito bem nosso Estado e tiveram destaque nacional”.

A coordenadora do programa, no Amazonas, a pedagoga Ana Pimenta, avaliou a participação dos amazonenses de forma positiva e agradeceu o empenho de cada um. “Estamos todos gratos por ter visto a trajetória de nossos representantes do Amazonas dentro desta edição. Foram incansáveis, guerreiros. Lutaram bravamente e se mantiveram de pé. A jornada dos “Jovens do Agro” não acaba aqui. Eles são nossos multiplicadores em fazer desta rede uma conexão com o desenvolvimento do setor. Seguimos fortes e felizes por tão bela trajetória”.

Experiências positivas

Para o jovem Gabriel Gomes, o programa foi um momento que o fez mudar a forma de pensar e agir diante dos desafios da vida. “Me motivou a ser uma liderança empreendedora no lugar onde vivo, pois, acima de tudo tive que reconhecer os picos e os vales, ou seja, que a vida não é um terreno plano, e sempre terá altos e baixos. Entretanto, sei que o mais importante é que esse aprendizado dialogou com a minha realidade e me fez pensar nos produtores rurais, aqueles que irão se beneficiar das ações que nós jovens podemos fazer para o nosso setor”, resumiu.

“Eu nunca poderia descrever o tanto que esse programa acrescentou na minha vida. As mudanças são perceptíveis por todos ao meu redor. Hoje me vejo mais aberta ao diálogo, mais paciente nas tomadas de decisões, mais criativa e com uma vontade enorme de ajudar o nosso agro amazonense a crescer por meios de práticas sustentáveis”, destacou Olivian Júlia.

Ela conta ter se sentido capacitada para criar soluções inovadoras e poder ajudar as que já se encontram em andamento. “Tudo o que eu aprendi no programa eu pretendo colocar em prática, pois uma das lições que ficaram marcadas foi que que a prática leva a perfeição”, acrescentou.

Já para Thiago Campos, participar da quarta edição foi extremamente gratificante pois, segundo ele, foi possível evoluir em cada oficina, palestra, dinâmica e encontro. “Saímos agora depois de 14 meses como líderes mais aptos a inúmeras condições do nosso cotidiano. Podemos comparar nossa jornada no CNA Jovem como a vida de uma planta, onde entramos como simples sementes e hoje saímos como grandes árvores prestes a dar frutos para o setor do agro”, avaliou.

Destaques do programa


Na ocasião do encontro virtual, foram divulgados os nomes dos cinco participantes vencedores desta edição: Ana Carolina Zimmermann (Distrito Federal), Elienai Trindade dos Santos Silva (Bahia), Francisco Caio Vasconcelos (Ceará), Laerte Mendonça Neto (Minas Gerais) e Lucas Dierings (Paraná).

Os jovens foram escolhidos por mentores e pela coordenação do programa entre 10 finalistas. Além de se destacarem pela originalidade e implementação da iniciativa individual, eles foram reconhecidos pela competência de liderança que demonstraram pela atuação nos grupos. Eles foram premiados com troféus e uma missão técnica pelas principais regiões do agronegócio do Brasil, que será realizada em 2022.

Na modalidade de grupo, o EducaAgro se sobressaiu entre as dez equipes formadas para apresentar soluções para os sete desafios prioritários do agro, com foco nas áreas institucional, sindical, político-partidária, educacional e empresarial. Todos os integrantes do grupo e o mentor receberam troféus, um notebook e inscrições para participar do Youth Agribusiness Movement International (YAMI) 2021.

Outro destaque da programação foi a palestra “Movimento que gera resultado”, com a campeã mundial em oratória Lena Souza. Ela falou sobre a importância da autoconfiança, da autoestima e da proatividade para aproveitarmos as oportunidades que aparecem na vida.

A programação contou, ainda, com uma palestra do consultor da Rede CNA Jovem, Fernando Gheiner. Também participaram das atividades a coordenadora nacional do programa, Fernanda Nonato; o consultor de inovação do CNA Jovem, Fernando Ximenes; o consultor Gino Terentim

Amor contagiante

A diretora de Educação Profissional e Promoção Social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Janete Almeida, destacou o “amor contagiante” de toda a equipe que participa do programa e a conclusão com êxito do propósito de desenvolver lideranças.

“Finalizamos essa etapa com a sensação de um trabalho feito com muita maestria, excelência e pessoas engajadas. Agora temos mais 76 líderes do agro e queremos que todos continuem firmes nos seus propósitos. O trabalho é o que nos une ao alimento”, afirmou Janete.

CNA Jovem

O programa é focado no desenvolvimento de novas lideranças do Sistema CNA/Senar e busca estimular esse público a desenvolver habilidades e competências empreendedoras e inovadoras.

A quarta edição iniciou em agosto de 2020 e registrou 3.742 jovens inscritos com idade de 22 a 30 anos. Dos 80 jovens classificados para participar, 76 finalistas de todas as regiões brasileiras chegaram ao fim da edição. Eles receberam 300 horas de atividades, mentorias e conteúdos totalmente digitais.

O jovem que passa pelo CNA Jovem tem oportunidade de participar de atividades e de discussões de grande relevância. Desde a primeira edição, em 2014, aproximadamente cinco mil jovens já participaram de alguma etapa do programa.

Perfil dos representantes do Amazonas


Olivian Julia Souza Farias: Técnica em Agropecuária, licenciada em Ciências Biológicas, especialista em Educação Especial e Inclusiva e empreendedora de um criatório de aves caipiras - Caipycria. Nascida e residente em Parintins. Área de foco escolhida no programa: Empresarial.


Gabriel Gomes de castro: Licenciado em Letras - Língua Portuguesa. Atua na Secretaria Municipal de Educação em Borba/Am. Nascido e residente em Borba. Também tem vínculo com o setor rural por ser filho de produtor assistido pelo Programa de ATeG. Área de foco escolhida no programa: Político.


Thiago André Piedade Campos: Técnico em Agropecuária e graduando em Agronomia. Nascido em Parintins e estuda atualmente em Itacoatiara. Área de foco escolhida no Programa: Educacional.


Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM

*com informações da Assessoria de Comunicação CNA

ascom@senar-am.org.br

https://www.facebook.com/Faea.Senar/

@sistemafaeasenar

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
senar.manaus@senar-am.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h