​Senar-AR/AM promove cursos inéditos de doma natural e doma de novilhas no Amazonas

O Senar-AR/AM segue inovando e trazendo aos produtores rurais amazonenses novas oportunidades. Em uma iniciativa inédita no Estado, a entidade realizou, entre os dias 22 de março e 01 de abril, os cursos de ‘Doma Natural e Cabresteamento de Bovinos’ (de 22 a 26 de março) e de ‘Doma de Novilhas e Adaptação à Sala de Ordenha (de 28 de março a 01 de abril).

Os dois cursos foram realizados na Fazenda São Pedro, localizada na área rural de Manaus (Km 3 da BR-174) e foram ministrados pelo renomado instrutor, Nilson Dornelas, presente pela primeira vez na Região Norte para ministrar esse tipo de curso.

No encerramento dos cursos, o presidente do Sistema Faea Senar Fundepec/AM, Muni Lourenço, falou sobre a grande oportunidade de ter tido o instrutor Nilson Dornellas, durante duas semanas ministrando cursos no Amazonas.

“Fico feliz de ver que o aproveitamento foi o melhor possível e percebemos que valeu a pena para os participantes sair um pouco da rotina para passar uns dias recebendo novos conhecimentos. Fizemos um grande esforço para trazer um instrutor renomado para transmitir esse conhecimento e o resultado foi o melhor possível. Agora vocês pertencem a uma elite de profissionais que detêm esse saber”, disse o presidente, na ocasião.

A superintendente do Senar-AR/AM, Jeyn’s Alves, lembrou o caráter de pioneirismo dos cursos ofertados. “Ficamos satisfeitos em ver que a missão do Senar-AR/AM está sendo cumprida. A grande missão de vocês é colocar esse conhecimento em prática”.

O instrutor dos cursos, Nilson Dornellas, se disse feliz em estar pela primeira vez no Amazonas. “Estou pela primeira vez no amazonas pra trazer esses cursos. No primeiro falamos sobre doma pra cabresto e no segundo sobre doma pra adaptação na ordenha”, explicou.

Ele disse que o principal fundamento do trabalho é educar as pessoas que estão lidando com os animais. “O grande desafio é comunicar melhor com o bovino. Meu sonho é que durante esses cursos a gente consiga evoluir como ser humano, nos tornando mais mansos, mais tranquilos para transmitirmos essa tranquilidade aos animais”, destacou.


Aprendizados

O funcionário da fazenda São Pedro, Jackson Ribeiro, disse que curso agregou valor para ele como pessoa. “Aprendi a levar mais tranquilidade e paciência pro local de trabalho, a respeitar o espaço do animal e saber fazer essa leitura do comportamento do animal. Essa leitura que eu quero levar pra minha prática e exercitar cada vez mais”.


Já a médica veterinária, Laís Gomes, falou sobre o curso de manejo de novilhas. “O curso foi bastante importante pra aprendermos a fazer o manejo de novilhas que estão para parir e adaptá-las às salas de ordenha.Nós que trabalhamos na pecuária, precisamos trazer orientações ao produtor rural e fazer com que elas queiram ir pra sala de ordenha de forma mais tranquila, sem estresse porque animais não estressados produzem mais”, informou.


Texto: Comunicação – Faea Senar Fundepec/AM

ascom@senar-am.org.br

https://www.facebook.com/Faea.Senar/

@sistemafaeasenar

Onde Estamos:

Rua José Paranaguá, 435
Centro - Manaus – Amazonas
CEP: 69005-130

contato:

(92) 3198-8400
faleconosco@faea.org.br

horário de funcionamento:

Segunda à Sexta
das 08h às 12h / das 13h às 17h