
Manaus sediará, no dia 28 de fevereiro, a edição especial da Feira do Queijo no Carnaval (Carna Pro Queijo), evento dedicado à comercialização e divulgação dos queijos artesanais é promovido pela Associação dos Produtores de Queijos de Autazes, com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA) e da Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror). O Carna Pro Queijo ocorrerá no estacionamento do Sistema Sepror, das 8h às 16h.
O objetivo da feira é proporcionar ao público de Manaus a chance de conhecer e adquirir queijos premiados, produzidos em Autazes, município que conquistou a Indicação Geográfica (IG) e o Selo Arte, reconhecimentos concedidos pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
O presidente da FAEA, Muni Lourenço, destacou a importância dessa conquista para o Amazonas: "A Indicação Geográfica (IG) do queijo de Autazes é uma conquista histórica e representa o reconhecimento oficial da tradição de mais de um século na produção de queijo na região. A IG agrega valor e mais reconhecimento ao queijo e aponta para um futuro cada vez mais promissor à cadeia produtiva do leite e do queijo de Autazes.”
As queijarias de Autazes marcarão presença com 600 quilos de queijos (300 quilos de cada produtor). A Queijaria D'Lourdes, premiada mundialmente com a "Ricota de Búfala", e a Queijaria Fazenda Água Verde, que leva o nome de Queijaria Original e conquistou medalha de prata com o "Queijo Coalho de Búfala" estarão presentes. Esses queijos são reconhecidos nacional e internacionalmente, destacando a qualidade e o trabalho artesanal da região.
De acordo com o secretário da Sepror, Daniel Borges, investir na produção de queijos é fortalecer uma atividade consolidada no mundo inteiro e que cresce exponencialmente no Amazonas.
“São produtos vistos e apreciados em todo o país e que geram novos negócios para o nosso setor primário. Nossos queijos já ganharam prêmios e reconhecimento lá fora. A feira Carna Pro Queijo é uma oportunidade única para que os manauaras conheçam nossos queijos especiais”, convida Borges.
Com a IG e o Selo Arte, os queijos de Autazes agora têm permissão para serem comercializados em todo o Brasil, colocando o Amazonas entre as grandes regiões produtoras de queijos artesanais.
Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM
Contato: comunicacao@faea.org.br
Acompanhe também nossas redes sociais:
Instagram: @sistemafaeasenar
Facebook: Sistema Faea-Senar/AM